Leia as principais notícias de Rondônia
Aos leitores, ler com atenção!
Este site acompanha casos policiais.
Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se
prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
Operação mira em 'grupo de cobrança' suspeito de violência em esquema de empréstimos ilegais e extorsões em RO.
Mesmo após a prisão dos líderes da organização, parte do grupo continuou atuando. A segunda fase da ação bloqueou mais de R$ 2,7 milhões.
O Ministério Público de Rondônia (MP-RO) deflagrou nesta quarta-feira (16) uma nova fase da Operação Soldados da Usura com foco no "grupo de cobrança", acusado de usar violência para tomar dinheiro e bens de vítimas de um esquema ilegal de empréstimos em Rondônia.
A ação aconteceu em Porto Velho e Buritis. Ao todo, o objetivo é cumprir sete mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão. Também foram bloqueados bens, veículos e valores que somam mais de R$ 2,7 milhões.
Na primeira fase da operação, três policiais militares e outras seis pessoas foram presas preventivamente, suspeitas de liderar e lucrar com o esquema. Segundo o MP, mesmo após as prisões, parte do grupo que permaneceu em liberdade continuou atuando.
As investigações apontam que os suspeitos agiam de forma extremamente agressiva, utilizando armas de fogo, ameaças e violência física para forçar as vítimas a pagar empréstimos com juros abusivos.
A operação contou com a participação de cerca de 90 profissionais, incluindo policiais militares, equipe da Corregedoria da PMRO, policiais civis, promotores de Justiça e servidores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).