Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Curso com Ivan Lara na Câmara de Porto Velho discute comunicação estratégica para fortalecer mandato

Por Ivan de Lara, 09/05/2025 19h50
 (Foto: Assessoria)
Foto: Assessoria

A Câmara Municipal de Porto Velho foi palco, nesta semana, do curso Comunicação Estratégica no Mandato, uma iniciativa da Escola do Legislativo voltada a vereadores, assessores e servidores públicos interessados em aprimorar a forma como se comunicam com a população.

A convite do diretor da Escola do Legislativo, Dr. Manoel Veríssimo, e com apoio do presidente da Câmara, vereador Gedeão Negreiros, o curso foi ministrado por Ivan Lara, especialista em marketing político e autor do livro Marketing Político Sem Achismo.

Reprodução (Foto: Reprodução)
Reprodução (Foto: Reprodução)

Durante a formação, foram abordadas práticas que vão desde a definição de bandeira política até o planejamento de conteúdo com propósito. A proposta foi sair da lógica da comunicação improvisada — aquela do “postar por postar”, com fotos e vídeos forçados de reuniões sem contexto — e ajudar os participantes a construírem narrativas sólidas, coerentes e conectadas com o que defendem.

“A maioria dos mandatos sofre de um mal silencioso: estão ocupando cargos, mas não estão ocupando espaço na percepção do povo. Comunicação pública não pode ser ruído, precisa ser estratégia, escuta e construção”, destacou Ivan.

A atividade contou com ampla participação de vereadores, assessores e servidores da casa. Em especial, o curso teve o apoio e recepção do vereador Breno Mendes, que esteve presente e contribuiu com a dinâmica do encontro.

Ivan Lara agradeceu ao presidente da Câmara, Gedeão Negreiros, pela confiança e apoio institucional, e ao Dr. Manoel Veríssimo, pelo convite e pela condução da Escola do Legislativo. Também fez questão de reconhecer o envolvimento dos alunos: “Foi nítido o desejo de todos em fazer diferente. A participação ativa, os questionamentos e a troca foram o ponto alto do curso.”

A proposta agora é seguir fortalecendo a comunicação pública em mandatos que queiram se conectar de verdade com a população que representam.