Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Unir oferece 1.990 vagas em 46 cursos para transferências e portadores de diplomas

Por Diário da Amazônia, 23/06/2022 09h44
 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução

Para se inscrever e concorrer às vagas o candidato deve estar regularmente matriculado em um curso de graduação e ter concluído um semestre.

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está ofertando 1.990 vagas distribuídas em 46 cursos gratuitos em oito campi, e os candidatos interessados podem efetuar as inscrições gratuitamente a partir do dia 24 até o dia 29 de junho de 2022, exclusivamente pelo link https://sistemas.unir.br/vagasociosas

A Universidade abriu na segunda-feira (20), processo seletivo especial, destinado a transferências internas e externas nos cursos de graduação e para portadores de diploma.

Depois de quase três anos a Unir volta a ofertar essa forma de ingresso nos cursos de graduação. A coordenadora do processo seletivo, Aline Oliveira, explicou a diferença do edital. Segundo ela o edital é destinado somente para transferências internas e externas de alunos, entre os cursos da UNIR e de outras intuições para a Universidade, além do ingresso de portador de diploma, ou seja, aquelas pessoas que já possuem diploma de curso superior.

De acordo com a universidade para se inscrever e concorrer às vagas o candidato deve estar regularmente matriculado em um curso de graduação e ter concluído ao menos um semestre ou ano letivo, de acordo com o regime do curso (semestral ou anual), ou ser portador de diploma.

A seleção será feita por meio da nota obtida pelo candidato em uma das três últimas edições da prova do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, de 2019 ou 2020 ou 2021. Na inscrição, o candidato poderá escolher e indicar a edição da prova em que obteve melhor nota.

Segundo a universidade as mudanças de curso, transferências e ingressos podem ser feitas tanto por alunos oriundos de cursos presenciais como a distância, considerando as “áreas afins” estabelecidas no edital. Por exemplo, o candidato que pleitear uma vaga no curso de Jornalismo da Unir deverá ser oriundo de um dos seguintes cursos: Letras, Comunicação Social (habilitação em Jornalismo ou Publicidade), Educação Artística (habilitação em Música ou Artes Plásticas) e Teatro. Já Arqueologia, Filosofia e Letras-Libras admitem ingresso de alunos oriundos de qualquer curso de nível superior, enquanto Medicina admite apenas o ingresso de alunos de Medicina de outras instituições.

Conforme o cronograma do edital, o resultado preliminar do PS Especial Unir 2022 deve sair no dia 5 de julho e a primeira chamada para matrícula já no dia 9 de julho. O início das aulas para aos aprovados nesse processo está previsto para o primeiro semestre letivo de 2022, que deverá ter início após agosto desse ano.

O edital do PS Especial Unir 2022 na íntegra e demais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site da UNIR (www.unir.br).

Além do PS Especial Unir 2022, para transferências e portadores de diploma, a Universidade também prepara o edital regular para novos alunos. A previsão é de que seja publicado no princípio do mês de julho, quando todos os detalhamentos sobre o modo de seleção, quantitativo de vagas e cursos também será disponibilizado.

Com informações da Universidade Federal de Rondônia