Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Aberto Edital BMM 01/2022 para preenchimento de vagas para o Bombeiro Militar Mirim do 5°GBM

Por BM ARIQUEMES, 11/01/2022 11h46
 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação

LINK PARA BAIXAR O EDITALhttps://drive.google.com/file/d/1gndF0k_urSwlujPpzF-fBxdIxDgo4fP8/view

EDITAL BMM 001/2022

  A Associação de Bombeiros Militar de Ariquemes – ABMARI, organização social, por meio do seu representante legal, o senhor Renato Gonçalves de Souza, no uso de suas atribuições legais que lhe confere o cargo, faz saber, por meio deste Edital, que serão abertas as inscrições para preenchimento de 21 (vinte e uma) vagas destinadas ao Programa Social Bombeiro Militar Mirim do 5°Grupamento de Bombeiros Militar, a ser iniciado  no 1º semestre de 2022.

1 DA FINALIDADE

O presente Edital tem por finalidade selecionar candidatos para integrarem o Curso de Formação Bombeiro Militar Mirim do 5°GBM, tendo como escopo principal de promover orientação vocacional; desenvolvimento da personalidade; valorização da cidadania, elevação da auto-estima e Fortalecimento do Vínculo Familiar. No programa serão ministradas atividades desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia e por entidades conveniadas.

1.1 DA GRADE CURRICULAR DO CFBMM 2022    

Regulamento disciplinar e estatuto bombeiro militar mirim;

Instrução Psicossocial;

Hierarquia e disciplina, civismo, ética e cidadania, hinos e canções militares;

Treinamento físico militar – TFM;

Prevenção e combate a incêndio;

Ordem unida;

Instrução com animais peçonhentos;

Natação;

Educação no trânsito;

Rádio e comunicação;

Noções de salvamento aquático;

Nós e amarrações;

Noções de salvamento em altura;

Prevenção ao uso de drogas e bebidas alcóolicas;

Noções de direito constitucional;

Noções de atendimento pré-hospitalar – APH;

Orientação com bússola;

Estágio de operações em área de selva;

Atividades Extracurriculares.

2 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

a) O Programa Social Bombeiro Militar Mirim do 5°GBM será abrangido a candidatos com idades entre 12 a 15 anos;

b) O adolescente deverá ter 12 anos completos até o primeiro dia do início do curso;

c) O Programa Social Bombeiro Militar Mirim do 5°GBM será abrangido para adolescentes que residam no município de Ariquems-RO, sendo obrigatória sua comprovação;

d) Os candidatos deverão estar matriculados em rede de ensino pública ou privada reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC;

e) O programa será executado na cidade de Ariquemes, podendo estender-se fora do município, sob responsabilidade da Associação de Bombeiros Militar de Ariquemes e contará com instrutores habilitados e capacitados a ministrar instruções de diversos temas ligados às atividades da Corporação Bombeiro Militar com instruções teóricas e práticas, em sala de instrução, ambiente externo e encerramento com a instrução de sobrevivência em cobertura vegetal de risco.

f) O programa terá duração de no mínimo 460 horas.

g) O Programa Social Bombeiro Militar Mirim do 5°GBM ocorrerá, em regra, no horário matutino;

h) Haverá o fornecimento de lanche nos horários de permanência no curso.

i) Todo o certame obedecerá ao horário da cidade de Ariquemes.

3 DAS VAGAS

Serão disponibilizadas 21 (vinte e uma) vagas no total, Sendo 12 alunos do sexo masculino e 09 alunas do sexo feminino.

4 DA INSCRIÇÃO

4.1 Período das inscrições: do dia 07 de janeiro de 2022 ao dia  25 de janeiro do ano de 2022, das 07h30m às 13h30m;

4.2 O candidato aluno bombeiro militar mirim, obrigatoriamente deverá ter entre 12 (doze) e 15 (quinze) anos de idade até o início do curso;

4.3 O Programa Social Bombeiro Militar do 5°GBM será abrangido para adolescentes que residam na cidade de Ariquemes-RO, comprovadamente.

4.4 Os candidatos devem estar matriculados em rede de ensino pública ou privada reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC, em horário oposto da turma Bombeiro Militar Mirim do 5°GBM;

4.5 Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição (Anexo 2) disponível no Edital 001/2022, no quartel de Bombeiro Militar Mirim do 5° GBM de Ariquemes/RO, situado na Avenida Juscelino Kubitschek, nº. 1499, Bairro Setor institucional. (Ao lado da rede de frios da saúde)

4.6 A ficha de inscrição (Anexo 2), deverá ser preenchida no quartel de Bombeiro Militar Mirim do 5° GBM de Ariquemes/RO, com todos os dados solicitados, sem abreviatura do nome do candidato.

4.7 O candidato a aluno bombeiro militar mirim do 5° GBM deverá entregar no ato da inscrição:

a) A ficha de inscrição (Anexo 2)

4.8 Os representantes legais serão os responsáveis pelas informações prestadas ao inscrever o adolescente no curso, cabendo à inteira responsabilidade sob sua veracidade;

4.9 Não serão aceitas inscrições fora do prazo estabelecido no Cronograma deste edital (Anexo 1)

4.10 Demais informações e esclarecimentos podem ser supridos na base do Bombeiro Militar Mirim do 5° GBM ou por contato telefônico: Psicóloga: (69)9.8464-9072 / Ass. Social: (69)9. 9311-1618.

5 ESTAPAS CLASSIFICATÓRIAS E ELIMINATÓRIAS DO PROCESSO SELETIVO

5.1 PRIMEIRA FASE:

5.1.1 Prova Objetiva

a) Data da aplicação: 26 de janeiro de 2022.

b) Endereço: (a informar)

c) Horário: Início às 08 horas da manhã

d) Duração da prova: 04 horas

e) Não será tolerado atraso. Às 08 horas fecham-se as portas da sala de prova. RECOMENDA-SE QUE O CANDIDATO CHEGUE COM 30 MINUTOS DE ANTECEDÊNCIA;

f) A permanência mínima dentro da sala de prova será de 60 minutos;

g) Os últimos 3 (três) concorrentes sairão juntos da sala;

h) O candidato que, faltar com respeito ou tumultuar a aplicação da prova de qualquer modo, será desclassificado imediatamente;

i) É expressamente proibido uso de aparelho eletroeletrônico durante a prova e dentro da sala de prova;

j) A prova deverá ser respondida com caneta de cor azul ou preta e com tubo transparente;

l) O candidato aluno bombeiro militar mirim deverá apresentar à equipe coordenadora do certame o seu documento de identidade (RG) ou Certidão de Nascimento, para realizar a prova;

5.2 SEGUNDA FASE:

5.2.1 Teste de aptidão Física.

a) Data da aplicação: 07 de fevereiro de 2022.

b) Endereço: Pista poliesportiva. Avenida Juscelino Kubitschek, Setor Institucional.

c) Horário: Início às 08 horas da manhã.

6 DA PROVA OBJETIVA

A prova objetiva valerá 100 pontos e compreenderá o conteúdo referente às disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia do Estado de Rondônia. A Avaliação será de multipla escolha, contendo apenas uma (01) resposta correta.

LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos. Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Classes de palavras e suas flexões. Processo de formação de palavras. Verbos: conjugação, emprego dos tempos, modos e vozes verbais. Concordância nominalmente verbal. Regência Nominal e verbal. Emprego do acento indicativo da crase. Colocação dos pronomes átonos. Funções sintáticas. Sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos. Emprego dos sinais de pontuação.

MATEMÁTICA: Conjuntos: conceito, igualdade, classificação, pertinência, inclusão, operações de união, interseção e diferença; Sistema de Numeração Decimal e outras bases de numeração; Operações com números naturais; problemas com as quatro operações; expressões numéricas; divisibilidade; múltiplos e divisores; números primos; fatoração; MDC e MMC e aplicações; Números Racionais: forma fracionária e forma decimal, operações e problemas;

CIÊNCIAS: Sistema Solar; Terra e Universo; Terra: Lugar da Vida. Conhecendo a Biosfera; Origem da vida e das espécies; A classificação dos seres vivos e o conhecimento da biodiversidade; Vírus e bactérias;  Relações Ecológicas; Relações Desarmônicas; Estratégia de Sobrevivência; Solo e Vida; Funções do Solo; Poluição do Solo.

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE RONDÔNIA: Colonização da Amazônia Ocidental. Aldeias indígenas do estado de Rondônia. Ocupação econômica com os seringais. Tratados e Acordos. Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Cândido Rondon e a integração nacional. Território Federal de Guaporé e a criação do estado de Rondônia. Evolução político-administrativa dos municípios de Rondônia. Localização e limites entre os municípios. Governadores do estado de Rondônia. Divisas e fronteiras do estado de Rondônia. Setores produtivos da agropecuária: área de exploração e importância econômica. Expansão da fronteira agrícola: economia x sociedade. Hidrografia. Clima do estado. Principais unidades de relevo do estado e do entorno amazônico. Biomas e a degradação ambiental. Principais Unidades de Conservação Ambiental. População do estado: migrações e condições socioeconômicas. Setores econômicos: indústria e serviços. Rondônia como lugar de políticas públicas nacionais.

Disciplinas

Quantidade de questões

Pontuação Máxima

Língua Portuguesa

20

40

Matemática

15

30

Ciências

05

10

História e Geografia de Rondônia

10

20

Totais

50

100

8 DA SELEÇÃO E CRITÉRIO DE DESEMPATE

8.1 Serão convocados para a realização do Teste de Aptidão Física os aprovados  na PROVA OBJETIVA em número três vezes superior ao quantitativo de vagas disponibilizadas, já obedecidos os critérios de desempate.

8.2 Critérios de desempate

a) Maior nota Língua Portuguesa

b) Maior nota na disciplina de Matemática

c) Maior idade

9 DA REALIZAÇÃO DOS TESTE DE APTIDÃO FÍSICA – TAF

9.1 Os candidatos aprovados na PRIMEIRA FASE (prova objetiva) serão convocados para a SEGUNDA FASE (TAF – Teste de aptidão física), em lista afixada no mural da base do Bombeiro Militar Mirim do 5°GBM, a partir da data de: 28 de janeiro de 2022 (sexta-feira).

9.2 Data da aplicação do Teste de Aptidão Física: 07 de fevereiro de 2022.

9.3 Exceto o teste de corrida, os demais testes poderão ser refeitos apenas uma vez para obtenção da aprovação no certame.

Exercício:

Mínimo aceitável

Corrida Masculino

1600 metros em 12 minutos

Corrida Feminino

1200 metros em 12 minutos

Abdominal tipo remador masculino

17 repetições

Abdominal tipo remador feminino

12 repetições

Flexão de braço ambos os sexos

10 repetições

Barra masculina

01 repetição

Barra feminina

07 segundos na barra

9.2 Os candidatos só realizarão o TAF mediante laudo médico (ANEXO 03) declarando APTO para a prática de atividades físicas.

10 DA MATRÍCULA NO CURSO DE FORMAÇÃO

Os pais ou responsáveis dos candidatos realizarão a matrículas dos candidatos selecionados, mediante a apresentação dos seguintes documentos:

a) Cópia do Documento de Identidade dos pais ou responsável pela matricula;

b) Cópia do CPF dos pais ou responsável;

c) Cópia do Documento de Identidade do candidato;

d) Cópia do CPF do candidato;

e) 01 (uma) foto 3x4 do candidato;

f) Cópia de comprovante de residência

g) Declaração de matrícula escolar do exercício atual;

h) Cartão de vacina atualizado;

i) Cartão SUS;

j) Estar apto, de acordo com o Atestado Médico, a realizar esforços físicos normais para sua idade (Assinado e com carimbo do CRM do profissional);

10.2 Na ausência de documento de identidade (RG) e Cópia do CPF, o candidato deverá apresentar a Cópia da Certidão de Nascimento.

10.3 O candidato deverá estar classificado dentro do número vagas oferecidas pelo Programa Social Bombeiro Militar Mirim do 5°GBM.

10.4 Assinar Ficha de Matricula e Termo de Responsabilidade.

10.5 O candidato classificado que não concretizar a confirmação da matrícula ou deixar de comparecer ao local no período fixado no Cronograma (Anexo 1) deste edital perderá  o direito à vaga.

11 DO CURSO DE FORMAÇÃO DE BOMBEIRO MILITAR MIRIM DO 5 DO GBM

11.1 Início do CFBMM 2022/1 será em 07 de março de 2022;

11.2 Previsão de término do CFBMM 2022 em 10 de dezembro de 2022;

11.3 As aulas serão ministradas no período matutino, três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas-feiras, preferencialmente. Com início às 7h30 e término às 11h30, podendo ainda ter instruções aos sábados, domingos, feriados e, excepcionalmente, em período noturno (estas, com comunicação prévia aos responsáveis), no município de Ariquemes ou em outros locais.

11.4 As modificações que se fizerem necessárias nos uniformes fornecidos, como, por exemplo, problemas com medidas, ou mesmo a compra de um uniforme extra, ficarão a cargo dos pais ou responsável, sendo vedada, no entanto, modificações que alterem os padrões de apresentação do uniforme.

11.5 Será responsabilidade dos pais ou responsáveis do aluno bombeiro militar mirim o uniforme e material didático, em caso de perda, danificação ou desuso, sendo responsável pela sua substituição ou compra, para que os alunos estejam sempre uniformizados nas instruções, não destoando dos outros adolescentes.

11.6 Em caso de desistência do aluno, desligamento ou exclusão do aluno bombeiro militar mirim, será devolvido o material e uniforme entregue ao adolescente.

11.7 O material didático de ensino será elaborado pela Coordenação do Bombeiro Militar Mirim do 5°GBM.

11.8 O deslocamento à sede onde serão realizadas as instruções e o retorno às residências ficará a cargo dos pais ou responsáveis.

Renato Gonçalves de Souza

Presidente da Associação de Bombeiros Militar de Ariquemes - ABMARI

CRONOGRAMA (ANEXO 01)

Data/Período

Evento

Local

07  janeiro de 2022 à 25 de janeiro de 2022

Abertura do edital para o processo seletivo

Bombeiro Militar Mirim do 5°GBM

Endereço: Avenida JK, 1499, Setor Institucional

26 de janeiro de 2022

Aplicação da Prova Objetiva

EEEFM Heitor Villa Lobos

Endereço: Avenida JK, 1903, Setor Institucional

28 de janeiro de 2022

Divulgação do resultado das provas objetiva e Convocação para o Teste de Aptidão Física;

Bombeiro Militar Mirim do 5°GBM

Endereço: Avenida JK, 1499, Setor Institucional

07 de fevereiro de 2022

Aplicação do Teste de Aptidão Física

Pista poliesportiva

Endereço: Avenida JK, Setor Institucional.

09 de fevereiro de 2022 a 11 de fevereiro de 2022

Convocação para Matrícula do Curso de Formação de Bombeiros Militar Mirim do 5°GBM

Bombeiro Militar Mirim do 5°GBM

Endereço: Avenida JK, 1499, Setor Institucional

07 de março de 2022

Início do curso

Bombeiro Militar Mirim do 5°GBM

Avenida JK

  

FICHA DE INSCRIÇÃO (ANEXO 02)