Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Aulas presenciais voltam a ser obrigatórias para 100% dos alunos de Ariquemes

Por G1 Rondônia, 16/10/2021 12h15
 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução

As aulas presenciais voltam a ser obrigatórias para 100% dos alunos da rede municipal de Ariquemes (RO) a partir da próxima segunda-feira (18). Apenas os estudantes com comorbidade comprovada com laudo devem continuar com as aulas remotas.

A aula presencial será retomada após redução no número de casos de Covid-19 no município, que tem atualmente 77 casos ativos da doença.

Em entrevista, a secretária municipal de Educação, Elenice medeiros, disse que as atividades seguirão protocolos e determinações da Vigilância Sanitária e também do decreto municipal, com base na realidade de cada instituição.

No retorno presencial do ensino deverá ser mantido o distanciamento de um metro entre as carteiras por sala de aula.

Além disso, as escolas com salas menores seguirão em regime de escala, mas sem ensino hibrido.

"Só vai ter uma semana ou outra híbrida nas escolas que não comportarem a quantidade dentro da sala de aula, não mais o ensino remoto. As nossas escolas estão seguras", disse a secretária Elenice.

A rede municipal de educação de Ariquemes tem cerca de 10 mil alunos e 29 escolas.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, desde o retorno gradual das aulas presenciais, em agosto deste ano, não foi registrado caso de Covid-19 entre alunos e professores.

Prevenção contra a Covid
O uso de máscara por parte de estudantes e funcionários permanece obrigatório para todos, assim como a utilização de álcool em gel nas escolas e equipamentos de proteção individual por parte de professores e demais funcionários.

Abaixo, veja quais serão as medidas de prevenção ao coronavírus na sala de aula:

Distanciamento: Salas de aula, laboratórios, biblioteca, sala de recursos, e similares o distanciamento mínimo a ser adotado será de 1 metro. Para os refeitórios, a distância será de 1,20 cm;

Intervalos: Devem ser feitos de modo escalonado e dirigido, com revezamento das turmas em horários alternados, respeitando o distanciamento mínimo;

Áreas de utilização: Fica permitida a utilização de áreas para descontração, como quadras, parques e similares, desde que os equipamentos possam ser higienizados após cada uso, sendo permitido ainda a utilização dos espaços apenas uma turma por vez;

Hora da merenda: As refeições podem ser realizadas nas salas de aulas sempre que necessário para garantir o distanciamento físico. Quando as refeições forem ser realizadas nos refeitórios coletivos, deve-se realizar um escalonamento, com flexibilização de horários. Para a distribuição da merenda escolar deve haver funcionário específico para servir o alimento após oferecer pratos e talheres diretamente ao estudante.

A previsão era que as aulas 100% presenciais fossem retomadas em Ariquemes no dia 6 de outubro, conforme previa um decreto local.

O decreto também determinou que, desde que cumpram medidas de prevenção contra a Covid-19, creches, escolas de pré-escola, ensino fundamental e médio, cursos técnico, superior ou profissionalizante, de língua estrangeira, cursos para concursos, kumon ou similares, poderão receber os alunos de forma presencial.

Pandemia em Ariquemes
Desde o começo da pandemia, 500 pessoas morreram em decorrência do coronavírus na cidade e outros 22.736 foram infectados pelo vírus (sendo 22.159 já curados).

Em relação ao ritmo de vacinação, segundo dados do Ministério da Saúde, 33% da população já está totalmente imunizada contra o coronavírus (seja com as duas doses ou com a dose única de vacina).