Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Em Ariquemes, PRF combate ao crime em suas diversas facetas

Por ASSESSORIA - PRF RO, 27/09/2021 08h52

Aos leitores, ler com atenção!
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

Ocorrências fazem parte da Operação Guardiões do Bioma do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Foto: Divulgação)
Ocorrências fazem parte da Operação Guardiões do Bioma do Ministério da Justiça e Segurança Pública - Foto: Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, na cidade de Ariquemes, nesta sexta-feira (24) atendeu uma série de ocorrências ao longo do dia, ao longo da BR 364.

A primeira deu-se no começo da manhã, próximo ao km 519. Em Operação Conjunta com a SEFIN (Secretaria de Finanças do Estado de Rondônia), um motorista que dirigia seu caminhão VW/24.280, foi abordado transportando massa corrida PVA (mercadoria nacional). Contudo, na fiscalização, constatou-se que o documento fiscal não continha a totalidade correta dos itens transportados. Diante dos fatos, foi confeccionado o Termo de Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e posterior encaminhamento ao JECrim da Comarca de Ariquemes. O veículo e a mercadoria foram liberados pelas Autoridades Fiscais assim que realizado o cumprimento da obrigação tributária (pagamento da multa e recolhimento dos tributos devidos).

A segunda ocorrência foi no final da manhã, próximo ao km 522. Compondo o Comando de Enfrentamento às Irregularidades Fiscais e aos Crimes Contra a Ordem Tributária, uma equipe de policiais identificou um caminhão Mercedes Benz 1620, transportando uma carga de tijolos sem nota fiscal. Durante a fiscalização, o motorista informou não estar em posse do documento fiscal, mas que a empresa dona da carga poderia enviar via WhatsApp. A equipe policial então esperou a apresentação de tal documento. Contudo, para surpresa e espanto de todos, o documento enviado foi emitido 20 minutos após o horário da abordagem, caracterizando irregularidade fiscal. Diante dos fatos, foi confeccionado TCO e encaminhamento ao JECrim da Comarca de Ariquemes, sendo o veículo e mercadoria liberados pelas Autoridades Fiscais após o cumprimento da obrigação tributária (pagamento da multa e recolhimento dos tributos devidos).

Já a terceira ocorrência foi registrada no final da tarde, próximo ao km 519. Dessa vez a equipe policial deparou-se com um motorista de caminhão, dirigindo seu VW/24.220 com seu Direito de Dirigir Suspensos, por força de Decisão Administrativa do Detran de Santa Catarina. Ao realizarem as consultas, a equipe policial descobriu que o mesmo motorista havia violado tal suspensão no começo do mês no Estado do Rio de Janeiro. Diante dos fatos, foi confeccionado TCO e encaminhamento ao JECrim da Comarca de Jaru. O veículo foi entregue a outro motorista com situação regular às Leis de Trânsito, assumindo a responsabilidade pela direção do veículo.

E durante a noite, próximo às 21h00, a PRF, próxima ao km 519, realizando comando de fiscalização de trânsito, deparou-se com um motorista de caminhão, trazendo em seu VOLVO/FH 440, atrelada aos semirreboques, 25,7 m³ de madeira, com divergência na origem da embarcação e na volumetria. Diante da situação, o condutor foi encaminhado à UNISP da Polícia Civil para análise da Autoridade Policial.