Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

ARTIGO - A Problemática da Solucionática! Por Luís Cláudio Gerhardt Steglich – Advogado

Por Por Luís Cláudio Gerhardt Steglich – Advogado, 24/09/2021 20h24
Dr. Luís Cláudio Gerhardt Steglich Advogado (Foto: Reprodução)
Dr. Luís Cláudio Gerhardt Steglich Advogado - Foto: Reprodução

Procuro agradecer a Deus todos os dias! Respeito as crenças nas suas mais diversas manifestações e Igrejas, como também os ateus, mas acredito que sem a benção do Pai Celestial nossa vida não tem e nunca faria sentido! Na vida em sociedade, ou comunidade, não é diferente: temos que ter esperança e fé!

A grande questão é que a fé, e todos professor de Ensino Religioso ou Teólogo saberia explicar isso melhor do que eu, exige dois requisitos básicos: moral e ética! E bem sabemos como é difícil atuar e procurar executar eles com as imposições de valores e diferentes formas de pensar em cada pessoa! Até porque cada ser humano tem uma complexidade em pensamentos e atitudes que, e somente, Deus pode explicar! A crença em Deus pressupõem a busca eterna pela verdade e pela justiça divina.

Nós, pessoas, em nossa forma primitiva e imperfeita, criamos normas e regras para que tentar, ou de certa forma oportunizar, aquilo que entendemos como correto ou justo! Um exemplo dessas regras são os Códigos de ética de nossas mais diversas profissões (advogado, contador, jornalista etc)! E para isso chamados Justiça! E o que melhor traduz a justiça é a DEMOCRACIA, ou seja, o respeito a opinião de todos através de uma regra clara e fundamental: “a liberdade de expressão”.

E, salvo alguma opinião contrária, acredito que todos concordamos até aqui, com as afirmações que escrevo! Então porque algumas pessoas, ou grupo de pessoas, seja por vaidade, seja por ego, seja por interesses materiais, cria problemas quando as soluções se apresentam?! Me explicarei! Para analisarmos se uma notícia ou fato é verdadeiro, na democracia procuramos através da liberdade de expressão compreender o que ocorreu! Isso fará com que saibamos a verdade e possamos assim compreender ou julgar conforme nossos próprios conceitos! Alguns tem o dom de criar problemas ou alardear notícias que não traduzem a verdade.

Um exemplo é a enxurrada de noticias com segundas ou terceiras intenções de imprensa nacional afirmando fatos inexistentes ou pior, alterando FATOS E IMAGENS, com títulos dúbios! Sofismas! Enganadores! Anti-Éticos! Ora leitores e não falo apenas do atual Governo Bolsonaro, durante o impeachment do governo do PT ocorreu algo muito, mas muito semelhante. A quem interessa desvirtuar a verdade ou criar interpretações nas pessoas como se os fatos fosse problemas quando as soluções já existem?! A quem interessa criar problemas quando devemos e queremos analisar as soluções?! A quem interessa a problemática da solucionática?!
  Concluo, numa atitude de reflexão, a quem interessa sair dos conceitos claros de Deus e criar problemas e litígios entre as pessoas e, no nosso mundo mundano, de diversidade e respeito a todas as pessoas nas suas mais diferentes manifestações (política, condições financeiras, cor, raça, país opções)?!  Devemos analisar com critério toda notícia ou fato que nos chega, e o mais importante entender que A DEMOCRACIA É PERFEITA EM SUA IMPERFEIÇÃO!

Por Luís Cláudio Gerhardt Steglich – Advogado

Luís Cláudio Gerhardt Steglich – Advogado (Foto: Arquivo Pessoal)

Luís Cláudio Gerhardt Steglich – Advogado (Foto: Arquivo Pessoal)