Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Jovem de 18 anos morre afogado no Rio Jamari em Ariquemes

O fato ocorreu já próximo do meio dia de domingo, 25/07

Por Ariquemes 190, 26/07/2021 12h13

Aos leitores, ler com atenção!
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução

Com a chegada do período de seca em Ariquemes, e as altas temperaturas que fazem nesse período, as pessoas procuram meios de amenizar o calor, e as atividades recreativas que envolvem águas de rios tendem a aumentar o fluxo naturalmente.

Contudo, essas atividades muitas vezes envolvem riscos desconhecidos, uma vez que nesses locais quase sempre não se tem conhecimento real da profundidade, correnteza das águas e não dispões de pessoas habilitadas e equipamentos para realizar a atividade de salva vidas, como existe em locais apropriados para banho.

Considerando todos esses fatores desfavoráveis, ainda assim, locais de rios em nossa região costumam estar lotados aos fins de semana nesse período, inclusive com a presença de crianças e adolescentes, colocando em risco a vida de inúmeras pessoas.

E o pior aconteceu!! Neste domingo, 25/07, um fato trágico ceifou a vida de um jovem de apenas 18 anos. Trata-se de Diego Rodrigues da Silva, 18 anos, que veio a óbito após afogar-se nas águas do Rio Jamari.

O fato ocorreu já próximo do meio dia, quando a Central do Corpo de Bombeiros foi acionada para de deslocar ao local onde o rapaz teria desaparecido nas águas, onde ali chegando, Sgt. BM Adriano, CB Reis e SD BM Wericles, de imediato deram início aos trabalhos de busca com mergulho de apnéia (submersão sem o auxílio de equipamentos para a respiração), onde conseguiram descer a uma profundidade de até sete metros. Após algumas tentativas os mergulhadores lograram êxito em encontrar o jovem, que não apresentava sinais vitais.

Tendo em vista que o lapso temporal entre o afogamento e o encontro da vítima ter sido curto, os mergulhadores do Corpo de Bombeiros deram início aos trabalhos de RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar), enquanto a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) se deslocava com a Unidade de Suporte Avançado (USA).

Quando a equipe médica comandada pelo médico Dr. Fogaça, enfermeira Ciele e condutor Washington chegou, os bombeiros continuaram dando assistência ao SAMU realizando massagem cardíaca. Várias manobras foram utilizadas no intuito de ressuscitar a vítima, inclusive com uso de desfibrilador, contudo, sem êxito.

Ao conceder entrevista à equipe de reportagens do Site Ariquemes190 e Canal 35.1 Digital, Sgt. Adriano do Corpo de Bombeiros relatou que a maior dificuldade foi a distância do local do fato, o que aumentou o tempo de deslocamento para prestar o socorro. Já Dr. Fogaça do SAMU relatou que quando a vítima foi encontrada, já estava submersa há aproximadamente 40 minutos, e que a esperança era de que Diego fosse encontrado sem incursão respiratória, aspirando água nos pulmões, o que é possível em caso de choque por peixe elétrico.

Contudo, em todo o decorrer dos procedimentos, a vítima não mostrou sinais de pulso e já apresentava também sinais de danos neurológicos. Uma guarnição da Polícia Militar também se fez presente no local para prestar apoio às equipes de socorro.

Fica o alerta para famílias que têm o costume de realizar períodos recreativos em ambientes hostis como o de rios. Se puder, NÃO VÁ PARA ESSES LOCAIS que oferecem altos riscos. Procurem outras atividades recreativas que não ofereçam risco à vida. Se forem, que redobre os cuidados, principalmente se houver no local crianças, adolescentes ou idosos, pois o risco é alto e o perigo é constante.

         Mais informações no Programa Bronca da Pesada, que vai ao ar a partir das 11 horas, com reprise às 20 horas, pela TV do Povo Canal 35 e agora no Digital 35.1, filiada Rede Meio Norte.

Jovem de 18 anos morre afogado no Rio Jamari em Ariquemes
Jovem de 18 anos morre afogado no Rio Jamari em Ariquemes