Leia as principais notícias de Rondônia
O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), anunciou na última terça-feira (20), a execução do Plano de Retorno das Aulas Presenciais na rede pública estadual de ensino para o próximo dia 9 de agosto de 2021.
PLANO DE RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS
Diante do cenário de Pandemia representado pela COVID-19, as instituições governamentais, assim como entidades de classes ligadas às questões de educação e saúde têm se empenhado para estabelecer protocolos e ações que venham minimizar esses impactos, assim como prevenir e combater a doença.
A Secretaria de Estado da Educação adotou uma série de medidas, dentre elas, a adoção de aulas remotas, fornecimento de “Cartão Alimentação Escolar”, pelo qual transfere recursos financeiros, na forma de crédito, aos pais ou responsáveis legais, dentre outras medidas.
O presente documento materializa uma consolidação de esforços individuais e coletivos, em que a Secretaria de Estado da Educação, em parceria com órgãos e entidades públicas e privadas apresenta diretrizes para o retorno às aulas presenciais. Esta Proposta é preliminar e, por isso, não exaure todos os pontos, mas busca iniciar o processo de amadurecimento para um retorno seguro às atividades presenciais.
Acesse o plano completo no link abaixo.
O Plano foi elaborado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e contou com a cooperação dos órgãos de controle e outras entidades públicas e da sociedade, respeitando os protocolos sanitários, visando a segurança dos trabalhadores em educação, assim como dos estudantes. No próximo dia 27 de julho será feito o acolhimento do professores e servidores das escolas.
O retorno das aulas presenciais nas unidades públicas estaduais de ensino será de forma híbrida (presenciais e não presenciais para os estudantes) e gradual.
Inicialmente retorna 25% da capacidade da sala de aula mantendo o distanciamento de 1 metro entre as carteiras. Serão priorizados os 2º, 5º, 6º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. E os professores terão sua carga horária dividida entre atividades presenciais e não presenciais para que não haja sobrecarga de trabalho.
Cada família tem a opção de retornar às atividades dos estudantes nas escolas ou manter os estudos em casa, pois as unidades escolares permanecerão ofertando as aulas remotas e atividades impressas.
“Aqueles que retornam as rotinas presenciais nas escolas da rede pública estadual, vão encontrar um ambiente adaptado, com novos lavatórios, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), álcool líquido e em gel, e tudo que for necessário para seguirmos bravamente esse período diferente da nossa história”, disse o governador Marcos Rocha.
Durante todo esse período em que as escolas estiveram fechadas, o Governo do Estado aproveitou para adaptar a escolas públicas estaduais para o novo normal, de acordo com as orientações exigidas pelos órgãos de controle de saúde sanitária para atender à comunidade escolar neste retorno com mais segurança, visando resguardar a saúde dos estudantes e profissionais da educação.
Assim como o Plano de Retorno, a Seduc já disponibilizou em seu site oficial o Plano de Operacionalização do Retorno às Aulas Presenciais, LINK http://www.rondonia.ro.gov.br/publicacao/plano-de-operacionalizacao-do-retorno-as-aulas-presenciais/ na área de Ações da Seduc voltadas à covid-19, menu de Planos e Protocolos, disponível para todos.