Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Queda de aeromodelo causa incêndio em área de mais de 200 hectares em Vilhena-VÍDEO

Por Por Jaíne Quele, G1 RO, 19/07/2021 21h32

Aos leitores, ler com atenção!
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

Área de mata atingida pelo incêndio em Vilhena, RO (Foto: Arte G1/Thais Nauara e Semma/Divulgação)
Área de mata atingida pelo incêndio em Vilhena, RO - Foto: Arte G1/Thais Nauara e Semma/Divulgação

VÍDEOS: https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2021/07/19/videos-queda-de-aeromodelo-causa-incendio-em-area-de-mais-de-200-hectares-em-vilhena-ro.ghtml Queda de aeromodelo causa incêndio em área de mais de 200 hectares em Vilhena, RO
Área do incêndio pertence à Força Área e fica próxima ao Aeroporto Brigadeiro Camarão. Fogo atingiu cerca de 25% da área, que possui aproximadamente 900 hectares.

Um incêndio de grande proporção foi registrado entre a noite do último domingo (18) e esta segunda-feira (19) em uma área pertencente à Força Aérea em Vilhena (RO), distante cerca de 700 quilômetros de Porto Velho. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vilhena (Semma), as chamas foram iniciadas com a queda de um avião aeromodelo no meio da área.

O fogo atingiu cerca de 25% da área, que possui aproximadamente 940 hectares e fica próximo ao Aeroporto Brigadeiro Camarão. O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) foi acionado e trabalhou para conter as chamas.

De acordo com o secretário da Semma, Rafael Maziero, alguns focos continuavam ativos até a tarde desta segunda (19).

"A área tem muita matéria orgânica e muita matéria seca já queimada, então pequenas faíscas fazem o fogo levantar de novo, mas está controlado", disse.

Rafael e outros integrantes da Semma estiveram presentes auxiliando os bombeiros no resgate de animais silvestres que tentam fugir do fogo.

“Sabemos que os animais ficam desnorteados, morrem queimados, não conseguem sair. Mas os que saírem nós estamos aqui para ajudar”, explicou.

O secretário pede que, caso os moradores encontrem animais silvestres na zona urbana, contatem a secretaria para que seja feito o recolhimento.

De acordo com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental, foram destinado ao CBM mais de R$ 1 milhão para combate ao desmatamento e prevenção às queimadas e parte da verba é utilizada para combater o incêndio em Vilhena.

O G1 tenta contato com o Corpo de Bombeiros, Força Aérea e Polícia Rodoviária Federal, mas ainda não teve retorno.

Como denunciar?
A Prefeitura de Vilhena ressalta que queimada é crime e desde o início do ano tem feito campanhas para conscientizar a população sobre os perigos e consequências, além de fiscalizar terrenos baldios e focos de fogo.

Para denunciar queimada em Vilhena basta entrar em contato no e-mail semma@vilhena.ro.gov.br ou através dos números:

Semma: 3321-4084
Polícia Ambiental: 3321-2129
Bombeiros: 193

Queda de aeromodelo causa incêndio em área de mais de 200 hectares em Vilhena-VÍDEO