Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Deputado Adelino Follador destaca necessidade de ampliar ações de proteção e cuidados aos animais

Por Eranildo Costa Luna-ALE/RO - Postado por Rosa Bettero - SRTE/RO-1194, 16/06/2021 10h17
 (Foto: Diego Queiroz-ALE/RO)
Foto: Diego Queiroz-ALE/RO

Parlamentar pediu ainda o envio de projeto, reduzindo as taxas do Detran; e celeridade na licitação na ponte na RO-459

O deputado Adelino Follador (DEM) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão desta terça-feira (15), para tratar de alguns temas. O primeiro, foi a sua presença em Porto Velho em uma ação desenvolvida por entidades que cuidam de animais. Ele também cobrou o envio de projeto que assegure a redução das taxas do Detran e mais celeridade no processo licitatório para a construção da nova ponte sobre o rio Jamari, na RO-459, em Alto Paraíso.
"Quero parabenizar a ONG Amparo Animal, que realizou no final de semana, em Porto Velho, uma grande ação. O meu filho, Lucas Follador, que é médico veterinário, e a veterinária Rosana, de Ji-Paraná, se juntaram a outros voluntários e entidades, para esse trabalho", destacou.
O atendimento realizado em Porto Velho, neste final de semana, já foi feito em Cacoal, Ji-Paraná e Ariquemes. "Um trabalho excelente, nunca pensei que fosse uma situação tão preocupante. Tem gente com mais de uma centena de animal em casa. É muito mais triste do que a gente pensa. É preocupante", alertou.
Foram mais de 300 animais castrados, entre cães e gatos, com mais de 300 cadastrados para proceder essa ação. "Precisamos que os municípios tenham um trabalho melhor para o controle da saúde animal, em especial Porto Velho, que é uma situação assustadora. Temos muitas pessoas, muitas entidades, que estão fazendo um trabalho de destaque, enquanto o poder público se omite. Temos muitas campanhas para arrecadar rações e outros produtos para os animais", completou.
Indignação
Adelino Follador manifestou em seguida a sua indignação com a demora numa definição da ponte sobre o rio Jamari, na RO-459, em Alto Paraíso. "Foi para a Supel licitar e estamos fazendo um requerimento para que a Supel e o DER apurem de quem é a responsabilidade por uma empresa ganhar, sem condições de tocar a obra. Como esse processo chegou ao final, com uma empresa sem condições de fazer a obra? Isso precisa ser apurado e é preciso agilizar a nova licitação".
Detran
Follador cobrou ainda sobre o prometido projeto para baixar as taxas do Detran, que nunca chegou nesta Casa. "É prometido, mas o Governo não encaminha para a Assembleia Legislativa e as taxas do Detran seguem altas".