Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Falsa pesquisa sobre Covid-19 pode clonar seu WhatsApp

Golpistas mudam estratégia para conseguir acessar a conta da vítima

Por IG, 14/06/2021 15h37
 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução

Cibercriminosos encontraram uma nova forma de aplicar o famoso golpe da clonagem do WhatsApp. Agora, eles fingem ser funcionários do Ministério da Saúde (MS) que estão realizando uma pesquisa sobre a Covid-19.

O MS chegou, de fato, a realizar algumas pesquisas do tipo, mas a diferença é que, ao final das perguntas, os golpistas pedem um código enviado por SMS para, supostamente, concluir a pesquisa. O código, na verdade, é o que dá acesso ao WhatsApp, e se a vítima o enviar, terá sua conta clonada.

Com a conta clonada, os criminosos conseguem se passar pela vítima e pedir dinheiro “emprestado” para seus amigos e familiares. Dessa forma, várias pessoas podem ser roubadas.

A principal dica para não cair nesse tipo de golpe, que assume diversas formas (além do MS, os criminosos podem se passar por funcionários de empresas ou assessores de pessoas famosas, por exemplo), é nunca compartilhar com terceiros códigos enviados por SMS. Além disso, confira outras dicas para se proteger:

Sempre desconfie de ligações que pedem informações pessoais;

Nunca compartilhe códigos enviados por SMS. Nesse caso, a pesquisa real do Ministério da Saúde não faz solicitações do tipo.

Ative a verificação em duas etapas no WhatsApp, com a qual você cria uma senha de proteção à sua conta. Sem ela, o criminoso não conseguirá efetuar a clonagem, mesmo com o código de verificação em mãos. Para ativar o recurso, vá em Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar.