Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

COVID-19 Rondônia recebe do Ministério da Saúde a 18ª remessa de imunizantes contra a covid-19

Por Secom-Governo de Rondônia - Postado por Rosa Bettero - SRTE/RO-1194, 07/05/2021 18h57
Plano Nacional de Operacionalização define os grupos prioritários da vacinação (Foto: Divulgação)
Plano Nacional de Operacionalização define os grupos prioritários da vacinação - Foto: Divulgação

COVID-19 - Rondônia recebe do Ministério da Saúde a 18ª remessa de imunizantes contra a covid-19

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), recebeu nesta quinta-feira (6), mais uma remessa de imunizantes contra a covid-19, enviada pelo Ministério da Saúde. As doses de vacina foram recebidas na Rede Estadual de Frio, onde são armazenadas até a distribuição para as Regionais de Saúde do Estado.

Essa é a 18ª remessa, que contempla a 1ª dose da vacina AstraZeneca, com 28.900 imunizantes, destinados para atender gestantes e puérperas de 18 a 59 anos; pessoas com comorbidades de 55 à 59 anos; pessoas com deficiência permanente, cadastradas no programa de benefícios de prestação continuada, de 55 à 59 anos.

Conforme o mapa de distribuição da Agevisa, desse total serão enviados 6.410 para Ji-Paraná; 3.180 para Cacoal; 2.580 para Vilhena; 3.770 para Ariquemes; 3.150 para Rolim de Moura e 9.810 para Porto Velho.

A diretora-geral da Agevisa, Ana Flora Gehardt, explica que os riscos de agravamento pela covid-19 e a vulnerabilidade social, definem os grupos prioritários, contidos no Plano Nacional de Operacionalização (PNO). “Mesmo com a distribuição das vacinas, o atual cenário de transmissão comunitária da covid-19 deve ser considerado, se fazendo necessárias as medidas de prevenção, como o uso de máscaras, distanciamento social, etiqueta respiratória, higienização das mãos e de objetos pessoais utilizados”.

O coordenador Estadual de Imunização, Ivo Barbosa, comenta que as tratativas com o Ministério da Saúde continuam, para que sejam entregues mais doses da Pfizer e da CoronaVac a Rondônia. “Mesmo com essa remessa da AstraZeneca chegando ao Estado, estamos na expectativa de que o Ministério da Saúde envie a qualquer momento, mais doses da Pfizer ou da CoronaVac, para que a população continue a ser atendida e imunizada nos municípios”.

Em Rondônia, a vacinação contra a covid-19 foi iniciada em 18 de janeiro de 2021. Com mais essa entrega de vacinas feita pelo Governo Federal ao Estado, somam 18 recebimentos, entre CoronaVac e AstraZeneca.

VACINAS RECEBIDAS

Com a 18ª remessa de vacinas, Rondônia já recebeu 476.968 doses, sendo:

Fonte
Texto: Richard Neves
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia