Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Consórcio de municípios do Vale do Jamari de RO estuda comprar vacinas contra COVID-19

Por Assessoria/CISAN Central/RO, 08/03/2021 12h16
 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução

O consórcio de municípios do Vale do Jamari e Região Central de Rondônia (CISAN) possui entre suas atividades prioritárias a compra de vacinas contra o Coronavírus, para todas as 15 prefeituras consorciadas. A entidade tem legalidade e permissão estatutária para realizar procedimentos licitatórios para adquirir os imunizantes necessários para fortalecer a dinâmica de vacinação pelas equipes de saúde locais.

Durante esta semana, a gestão do CISAN participou de importantes discussões em níveis e de estado, coordenadas pela Associação de Municípios (AROM) e consórcio CIMCERO, e de país, pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Nesses ambientes que reuniram centenas de prefeitos, ficou constatado que, em havendo omissão por parte do governo federal, os governos municipais agirão imediatamente, comprando diretamente dos fornecedores.

O presidente do CISAN e prefeito de Rio Crespo, Evandro Epifânio, determinou à equipe técnica do consórcio que se debruce sobre o assunto, visando encontrar as possibilidades cabíveis para a realização da compra de milhares de doses da vacina. “Temos grande urgência dessa vacina para nossa população. Caso verifiquemos que o governo federal terá alguma dificuldade de adquirir esses imunizantes, nós estamos prontos para agir, tudo dentro da legalidade”, disse.

Os 15 municípios consorciados ao CISAN possuem população maior que 350 mil habitantes. O consórcio recebe e trata mais de 3 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos (lixo) ao mês dessas cidades em um aterro sanitário, em Ariquemes/RO. Além de atuar com saneamento básico, a instituição, que é pública, pode comprar vacinas, bem como outros produtos de interesse comum em um só procedimento, beneficiando todos os associados e suas populações. 

A Diretoria Executiva do consórcio CISAN é composta pelos prefeitos Evandro Epifânio, de Rio Crespo (Presidente), João Pavan, de Alto Paraíso (Vice-Presidente) e Carla Redando, de Ariquemes (Secretária-Geral).