Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

CORONAFEST - Aglomerações e festas são flagradas

Por Por G1 RO - Postado por Rosa Bettero - SRTE/RO-1194, 07/03/2021 10h49

Aos leitores, ler com atenção!
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

Fiscalização flagra bares abertos, festas e aglomeração em Porto Velho (Foto: Foto Ilustrativa)
Fiscalização flagra bares abertos, festas e aglomeração em Porto Velho - Foto: Foto Ilustrativa

Aglomerações e festas são flagradas em Porto Velho durante fiscalização
Em um bar na região central, clientes eram atendidos a portas fechadas. Segundo decreto em vigor, apenas serviços essenciais podem funcionar nos finais de semana.

Aglomerações, festas clandestinas e comércio não essencial aberto fora do período estabelecido em decreto foram flagrados na noite do último sábado (6) em Porto Velho. A operação de fiscalização foi realizada pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) com apoio de outros órgãos.

Em um dos estabelecimentos, um bar localizado na região central da capital, clientes estavam sendo atendidos no local a portas fechadas. Quando os policiais bateram na porta, os clientes ficaram em silêncio para tentar despistar a fiscalização, mas acabaram sendo flagrados. Na ocasião, 26 termos circunstanciados de ocorrência (TCO) foram registrados.

Na Zona Leste da cidade, uma festa de aniversário foi flagrada após uma denúncia anônima. Cerca de 50 pessoas estavam na calçada sem máscara, bebendo, utilizando narguilés, com som alto e churrasqueira acesa. Um homem, aparentemente bêbado, se responsabilizou pela festa e dispersou os convidados.

Segundo o Governo do Estado, a maioria das pessoas pegas em flagrante desrespeitando o decreto de distanciamento social disseram ter ciência da importância das regras sanitárias e das normas de combate ao novo coronavírus, mas que ainda assim optaram por ir a festas e bares.

Durante a Operação "Alerta" foram visitados 32 estabelecimentos, 9 foram notificados, 39 TCOs foram lavrados e uma interdição foi registrada.

Denúncias de desrespeito às normas do decreto podem ser feitas através dos telefones 190, 193 e 197.

Decreto em vigor
Um novo decreto com normas de distanciamento social e abertura do comércio foi publicado pelo Governo de Rondônia na última terça-feira (2). Segundo o documento, nos finais de semana apenas os serviços considerados essenciais, como supermercados e farmácias, podem abrir.

No final da semana, o governador Marcos Rocha informou que um novo decreto seria publicado com "mudanças significativas" pensando no equilíbrio financeiro e em proteger vidas. No entanto, até a manhã deste domingo (7) e novo documento ainda não foi publicado, portanto, as normas em vigor são as definidas no decreto de 2 de março.