Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

ENQUADRAMENTO-Aumento de casos da Covid-19 e lotação das UTIs mantêm todos os municípios na Fase 1

Por Secom-Governo de Rondônia - Postado por Rosa Bettero - SRTE/RO-1194, 27/02/2021 09h14
Governo estadual tem feito um intenso esforço conjunto para o enfrentamento à Covid-19 (Foto: Divulgação)
Governo estadual tem feito um intenso esforço conjunto para o enfrentamento à Covid-19 - Foto: Divulgação

ENQUADRAMENTO - Aumento de casos da Covid-19 e lotação das UTIs mantêm todos os municípios na Fase 1 do Plano Todos Por Rondônia.

O alarmante crescimento de casos da Covid-19 no Estado, somado ao aumento de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), foram alguns dos critérios avaliados pelo Governo de Rondônia  que publicou na noite de sexta-feira (26) a Portaria Conjunta nº 31, de 26 de fevereiro de 2021 http://www.diof.ro.gov.br/data/uploads/2021/02/Doe-Suplementar-26-02-2021.pdf, trazendo o enquadramento de todos os municípios rondonienses e mantendo-os na Fase 1 do Plano Todos por Rondônia.

O governo estadual tem feito um intenso esforço conjunto para o enfrentamento à Covid-19, o que tem permitido preservar vidas, diante de um cenário de hospitais com a taxa de ocupação elevada nas UTIs, fila de espera por leitos e dificuldade para contratar profissionais médicos.

Para se ter uma ideia da gravidade, a maioria dos municípios está com uma taxa de ocupação de leitos acima de 95,50%. Porém, Porto Velho aparece entre os municípios que apresentam o maior índice, atingindo 97,10% e com cerca de 1.536 casos de pessoas acometidas pela Covid-19 nos últimos 7 dias, além de 8.021 casos ativos registrados no dia 26 de fevereiro.

A Portaria estabelece o enquadramento dos municípios do Estado de Rondônia, conforme critérios apresentados pelo Decreto n° 25.782, de 30 de janeiro de 2021, que institui o Sistema de Distanciamento Social Controlado para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo novo coronavírus.

O artigo 2 da Portaria estabelece o cronograma de publicação da próxima classificação para a data provável de 13 de março de 2021, utilizando dados do período 27 de fevereiro de 2021 a 12 de março de 2021. A Portaria entrará em vigor na data de 27 de fevereiro de 2021. http://www.rondonia.ro.gov.br/publicacao/decreto-n-25-782-de-30-de-janeiro-de-2021-compilado/

Conforme apresentado na nova Portaria, os municípios da Macrorregião de Saúde que apresentarem ocupação dos leitos de UTI Adulto, na rede pública estadual e municipal, igual ou superior a 95% (noventa e cinco por cento) e/ou quantitativo de pessoas na fila para internação em leitos de UTI superior à disponibilidade de vagas, serão classificados na Fase 1.

Nas últimas 24 horas, Porto Velho registrou 195 novos casos da Covid-19. Em todo o Estado foram registrados 951 casos confirmados, conforme relatório publicado na sexta-feira (26), com dados atualizados diariamente pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), referentes ao coronavírus em Rondônia.

A Portaria Conjunta define quanto ao prazo de permanência dos municípios nas referidas fases, obrigatoriamente, o mínimo de 14 dias, ressalvada a hipótese que discorre sobre a possibilidade de manutenção, evolução e retroação dos municípios, nas respectivas fases, conforme estudos realizados pelas secretarias responsáveis, das quais emitirão por ato próprio, os ajustes necessários, dada a realidade de cada cidade e sua devida regulamentação.

Fonte
Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

 

 

ENQUADRAMENTO-Aumento de casos da Covid-19 e lotação das UTIs mantêm todos os municípios na Fase 1