Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Município de Ariquemes é abordado no “Rondônia Transparente, Eleição Consciente”, realizado pelo TCE

Por TCE RO, 28/10/2020 12h45
 (Foto: Assessoria)
Foto: Assessoria

Município de Ariquemes é abordado no “Rondônia Transparente, Eleição Consciente”, realizado pelo TCE/MPC/TRE

Na segunda etapa do evento, realizado nesta terça-feira (27/10), destaque para repasse aos candidatos, partidos, imprensa e cidadão de dados e informações sobre a administração municipal de Ariquemes

O cenário das finanças públicas da administração municipal de Ariquemes e o estímulo ao voto consciente foram alguns dos assuntos destacados durante a segunda etapa do evento “Rondônia Transparente, Eleição Consciente 2020”, uma iniciativa do Tribunal de Contas, por meio da Escola Superior de Contas e da Secretaria-Geral de Controle Externo, em parceria com o Ministério Público de Contas (MPC-RO) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO).

Realizada de modo online, com transmissão pelo canal do TCE-RO no YouTube, a atividade (que pode ser conferida na íntegra neste link https://www.youtube.com/watch?v=00SsmpiBfZQ&feature=youtu.be) contou com a presença de candidatos a prefeito de Ariquemes, além de representantes dos partidos políticos, de órgãos de imprensa e cidadãos.

CONFIRAhttps://www.youtube.com/watch?v=00SsmpiBfZQ&feature=emb_logo

Assim como na primeira etapa, realizada nessa segunda-feira (26/10) com abordagens sobre o município de Porto Velho, também desta vez os trabalhos contaram com a participação do presidente do TCE-RO, conselheiro Paulo Curi Neto, do procurador-geral do MPC-RO, Adilson Moreira de Medeiros, e da diretora-geral do TRE-RO, Lia Maria Araújo Lopes.

Em sua manifestação durante o evento, o procurador-geral Adilson Moreira destacou a oportunidade ofertada pelas instituições organizadoras do “Rondônia Transparente, Eleição Consciente” aos candidatos para que, conhecendo o panorama das finanças de seu município, possam até mesmo revisitar seus programas de governo e suas propostas eleitorais.

“Quero reforçar aos candidatos a máxima atenção aos dados apresentados neste evento e que possam tirar o máximo proveito para uma gestão eficiente sob todos os pontos de vista. E também aos munícipes no momento de formar opinião quanto ao que lhes está sendo proposto na corrida eleitoral, para comparar se corresponde mesmo à realidade”, ressaltou Adilson Moreira.

Também a diretora-geral do TRE-RO, Lia Araújo, chamou a atenção no tocante à proposta efetivada no evento, ao revelar informações, números e indicadores de políticas públicas e oficiais, para, assim, subsidiar o trabalho dos candidatos e suas equipes no momento de selecionar ações de governo.

“Para os candidatos, creio ser um momento ímpar, no qual podem olhar e conhecer essa verdadeira cartografia a respeito do seu município”, afirmou a diretora-geral do TRE-RO, que, em sua apresentação, focou em questões referentes às próximas eleições, incluindo a preocupação com a situação sanitária, especialmente a saúde e segurança dos eleitores, mesários e demais agentes que estarão envolvidos no pleito.

APRESENTAÇÃO

A apresentação sobre o município de Ariquemes foi realizada pelo conselheiro presidente Paulo Curi Neto (o material pode ser baixado neste link), enfocando detalhadamente assuntos como situação fiscal, investimentos, pessoal e previdência, endividamento, educação, saúde, economia e recomendação.
Com relação à receita, citou a elevada dependência do município de transferências de recursos, a baixa captação de recursos para investimento, o crescimento acentuado da dívida ativa. E, quanto às despesas, o fato de que o custeio representa, atualmente, mais de 88% das despesas municipais, restando pouco mais de 9% para investimento.

Quanto às recomendações, foco para duas questões: a priorização da alfabetização na idade certa e atenção às metas de universalização na educação e, na previdência, que o município se preocupe  em promover medidas para garantir o equilíbrio atuarial e da assistência médica a servidores e aposentados.

QUARTA É A VEZ DE JI-PARANÁ

O “Rondônia Transparente, Eleição Consciente 2020” terá continuidade nesta quarta-feira (28/10), com apresentação para candidatos, partidos políticos e população do município de Ji-Paraná.

Para assistir, não é necessária inscrição, bastando, no dia e horário do evento, acessar este link. É possível também agendar um lembrete.

Na quinta-feira (29/10), estão previstas apresentações para mais dois municípios: Cacoal (pela manhã) e Vilhena (à tarde). https://youtu.be/m3xtJeDyY-U