Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Mulher que teve lesões nos olhos após colocar cílios postiços em clínica de estética em Porto Velho

Por Por Jheniffer Núbia, G1 RO, 24/10/2020 11h18

Aos leitores, ler com atenção!
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

Mulher sofre lesões nos olhos depois de colocar cílios postiços em clínica de estética em Porto Velho (Foto: Arquivo Pessoal)
Mulher sofre lesões nos olhos depois de colocar cílios postiços em clínica de estética em Porto Velho - Foto: Arquivo Pessoal

Mulher que teve lesões nos olhos após colocar cílios postiços em clínica de estética de Porto Velho recupera 75% da visão
Acareação entre a vítima e a autora do procedimento estético acontecerá no próximo dia 28 em uma delegacia da capital. Caso aconteceu no dia 26 de setembro.

A vítima de 41 anos que teve parte da visão comprometida após passar por um procedimento estético em uma clínica na Zona Sul de Porto Velho ficou sem a visão do olho direito por cinco dias. De acordo com a irmã dela, a mulher teve 75% do retorno da visão. O caso ocorreu no dia 26 de setembro. A acareação entre a vítima e a autora do procedimento estético acontecerá no próximo dia 28 em uma delegacia da capital.

Mulher sofre lesões nos olhos após colocar cílios postiços em clínica de estética de Porto Velho CONFIRAhttps://www.ariquemesagora.com.br/noticia/2020/10/01/mulher-sofre-lesoes-nos-olhos-apos-colocar-cilios-posticos-em-clinica-de-estetica-de-porto-velho.html
A irmã da vítima, que não quis se identificar, conta que após o procedimento estético e depois do atendimento médico, a mulher ficou por cinco dia sem enxergar com o olho direito. Mas com o tratamento, parte da visão retornou.

"No sexto dia ela acordou e ficou toda feliz, pois estava enxergando embaçado. Ela descreveu que a visão era como se tivesse dentro de um carro e do lado de fora estivesse chovendo muito. A gente achou que ele ficaria cega do olho direito, mas com o tratamento, com os medicamentos sendo pingados várias vezes ao dia, ela recuperou em média de 70% da visão", comemora.

Durante uma consulta, lembra a irmã, o médico constatou que o procedimento causou uma lesão no olho da vítima.

"Conversando com o médico, que atendia minha irmã, ele disse que tinha um buraco na córnea dela. Foi quando ele falou que iria fazer o tratamento por 15 dias. No começo a gente tinha que pingar o colírio nos primeiro dias de 2h em 2h, depois foi espaçando o tempo. Assim, até ela voltar em uma terceira consulta para retirar a medicação".

"Minha irmã é uma pessoa pra cima, alegre, não é de reclamar. A preocupação dela era se ia voltar a enxergar. Durante todos esses dias ela sempre se mostrou otimista".

Na terceira consulta com o especialista, foi possível constatar que teria retornado 70% da visão. No entanto, de acordo com o que o médico esclareceu para elas, é preciso que a vítima fique em observação por até dois meses para ver a evolução do quadro clínico da paciente. A vítima ainda aguarda laudo de Instituto Médico Legal (IML).

No próximo dia 28 acontecerá a acareação [confronto de versões] em uma delegacia de Porto Velho entre a vítima e a mulher que realizou o procedimento de alongamento dos cílios.

O que diz o especialista
O G1 entrou em contato com o oftalmologista Felipe Augusto, que falou sobre procedimentos estéticos na região dos olhos e os cuidados que se deve ter em situações em que substâncias químicas caem nos olhos.

Quais são os cuidados que se deve ter para a realização de procedimentos estéticos na região dos olhos?

"O melhor cuidado, seria evitar tais procedimentos, devido a proximidade da borda palpebral com a superfície ocular. Substância química (cola) e cílios postiços, que atua como um corpo estranho, em contato com o olho, podem gerar desde uma pequena irritação, como lesões severas, que podem gerar até um quadro de perda de visão irreversível".

Quando algo cai dentro dos olhos, o se deve fazer de imediato?

"Algo imediato que deve ser feito é lavar os olhos com água corrente de forma abundante e em seguida procurar atendimento médico em pronto atendimento ou ir diretamente ao oftalmologista se tiver acessível".

Cada caso é um caso, mas quanto tempo é o ideal para se ter o diagnóstico de cegueira permanentemente em situação de um fato extern?

"Lesões em córnea, dependendo da extensão da lesão, podem deixar cicatriz (que seria a perda de sua transparência), isso impede que a imagem alcance a retina, e assim atrapalha o mecanismo da formação da visão. Acompanhamento com profissional oftalmologista é imprescindível, pois cada caso tem suas particularidades, desde o tipo de lesão (físico ou químico), extensão da lesão, outras estruturas oculares que podem estar acometidas, tempo que demorou para ser socorrido e etc".

Mulher que teve lesões nos olhos após colocar cílios postiços em clínica de estética em Porto Velho