Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Menos de 7% da população de Rondônia fez algum teste de Covid-19, revela IBGE

Por Por G1 RO - Postado por Rosa Bettero - SRTE/RO-1194, 23/09/2020 12h39
Dados do IBGE indicam que 6,94% da população local se testou até agosto (Foto: Carla Carniel/AP)
Dados do IBGE indicam que 6,94% da população local se testou até agosto - Foto: Carla Carniel/AP

Menos de 7% da população de Rondônia fez algum teste de Covid-19, revela IBGE
Até agosto, 118 mil pessoas do estado afirmaram ter feito algum teste para saber se estava com o novo coronavírus. Dados foram divulgados nesta quarta (23).

Menos de 7% da população rondoniense realizou algum teste para detectar o novo coronavírus — do início da pandemia até o mês de agosto. O dado faz parte de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta quarta-feira (23).

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Covid), 118 mil rondonienses declararam ter feito algum teste para saber se estavam com Covid-19, o que corresponde a 6,94% da população.

Até agosto, o grupo que mais realizou teste foi formado por pessoas com idades de 30 e 59 anos, representando 55% do total.

No mês passado, ao menos 36 mil pessoas tiveram resultado positivo em agosto, sendo que 3 mil tinham mais de 60 anos. O número é maior que no mês de julho, quando 23 mil pessoas tiveram resultado positivo.

O Distrito Federal foi a unidade da federação com o maior percentual de testes realizados (19,4%). Em seguida, estão os estados do Piauí (14,4%) e Roraima (12,0%). Já o Pernambuco registrou o menor percentual (5,8%), seguido por Acre (6,0%) e Minas Gerais (6,1%).

Aumento dos sintomas de gripe

Nesta quarta-feira, a PNAD Covid19 também revelou que houve um aumento no número de rondonienses que apresentaram sintomas de síndrome gripal.

Em julho, por exemplo, 91 mil pessoas tiveram pelo menos um sintoma que pode ser de Covid-19. Já no mês de agosto foram 97 mil pessoas com sinais de gripe.

"Entre os que apresentaram sintomas conjugados (mais de um sintoma), o aumento foi de 16 mil para 24 mil pessoas. Entre os que apresentaram um sintoma, 33,5% (32 mil) procuraram algum estabelecimento de saúde. Já entre os com sintomas conjugados, este índice foi 65,7% (16 mil) procuraram estabelecimento de saúde", diz o IBGE.