Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Testagem para Covid-19 em assintomáticos é realizada em Ariquemes

Por Por Franciele do Vale, Rede Amazônica - Postado por Rosa Bettero - SRTE/RO-1194, 14/09/2020 14h55
Testes para Covid-19 (Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF)
Testes para Covid-19 - Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

Testagem para Covid-19 em assintomáticos é realizada em Ariquemes, RO
Para fazer o teste, o interessado deve agendar pelo telefone antes de ir até a Unidade Básica de Saúde. Confira para quais números ligar.

A 3ª etapa de testes para diagnóstico da Covid-19 em Ariquemes (RO) vai focar em pessoas assintomáticas, ou seja, as que não apresentam sintomas do novo coronavírus. Serão disponibilizados 250 testes nas Unidades de Saúde. Os agendamentos começaram nesta segunda-feira (14).

A intenção da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau) é descobrir e isolar pessoas que estão com o Sars CoV-2 no organismo, mas não sabem, pois estão sem sintomas.

O secretário municipal de saúde, Marcelo Graeff informou que a coleta do sangue não será feita no dedo, mas no braço do paciente. E depois o sangue será analisado em um laboratório do município. Portanto o resultado não será disponibilizado no momento do teste.

"Quem tem sintoma já procura as unidades de atendimento à Covid e lá nós agendamos os exames. A pessoa que tá doente já procura ajuda. Agora quando a gente fala da nossa população que não tem sintomas, aqueles que já passaram pelo Covid, já estão curados e nem souberam que tiveram Covid, precisamos identificar esse indivíduo pra ter esse indicador e mensurar em que fase estamos da pandemia dentro do nosso município", comentou o secretário.

Como agendar o teste?
Para fazer o teste de Covid-19, o interessado deve agendar via call center antes de ir até a Unidade Básica de Saúde. Segundo a Semsau, os agendamentos podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h, pelos telefones:


(69) 3516-2153
(69) 3516-2148
(69) 3516-2143
Coronavírus em Ariquemes

Conforme o último boletim divulgado pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Ariquemes tem 4.987 casos confirmados de Covid-19 e 84 mortes.