Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Líderes empresariais de Rondônia discutem Covid-19, acesso ao crédito e BR-319

Por Assessoria - Rosa Bettero - SRTE/RO-1194, 09/07/2020 12h59
 (Foto: Assessoria)
Foto: Assessoria

Líderes empresariais de Rondônia discutem Covid-19, acesso ao crédito e BR-319

Líderes empresariais das principais cidades de Rondônia participaram da reunião da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia (FACER) para discutir assuntos referentes a retomada da economia estadual pós-pandemia da Covid-19.

ACESSO AO CRÉDITO

O presidente da FACER, Francisco Hidalgo Farina, destacou participação da federação em audiência pública no Congresso, onde discute-se as dificuldades, morosidade e burocracia para que os empresários tenham acesso ao crédito tanto dos programas lançados pelo Governo Federal, bem como das linhas disponíveis nos bancos públicos e privados.

COVID-19

A atuação dos governos Municipal e Estadual no combate a pandemia da Covid-19, em Rondônia, também foram questionadas. O assessor jurídico da FACER Marcelo Estebanez apresentou o Mandado de Segurança impetrado pela Federação pedindo isonomia entre as atividades empresariais das Fases 1 e 2, sendo que essa ação deve ser julgada ainda nesta semana, o que pode promover mudança na abertura das empresas.

BR-319

O presidente da FACER também destacou o diálogo com autoridades rondonienses para a abertura e pavimentação da BR-319. O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Porto Velho (ACEP) Cesar Zoghbi disse que é preciso demandar e acompanhar a atuação das autoridades para que essa obra seja definitivamente concluída.

CONCLUSÕES

A FACER pretende monitorar todas as ações sugeridas na reunião através de encontros mensais dos principais líderes empresariais de cada uma das cidades rondonienses. A participação ativa dos presidentes de Associações Comerciais e Empresariais e o associativismo são considerados fundamentais para a retomada da economia.