Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Como evitar prejuízos com o roubo de sua conta no WhatsApp

Por Ivan de Lara – Especialista em marketing digital Céu Mídia, 06/07/2020 09h26
 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação

Vamos falar sobre o roubo de contas de WhatsApp que está acontecendo em toda parte. Inclusive essa semana um cliente nosso aqui da agência teve a conta de WhatsApp de sua empresa roubada por bandidos. Esses a utilizam pra tentar tirar dinheiro de outras pessoas e até mesmo para roubar as contas de seus contatos.

A questão, em primeiro lugar é nunca passar o código de SMS pra ninguém. Eles usam todo o tipo de tática. Ligam falando que é um recadastro do sistema de sua empresa, ou inventam qualquer história para que você ou um membro de sua equipe passe esse código que chega por SMS ou ligação.

Outra coisa muito importante, tanto nas contas empresariais como nas contas pessoais. Ative a segunda etapa de confirmação do WhatsApp. Com essa senha, sua conta estará mais segura.

Se sua conta for roubada siga os seguintes passos:

Entre no WhatsApp com seu número de telefone e confirme-o com o código de seis dígitos que você receberá por SMS.

Assim que você inserir o código de seis dígitos recebido por SMS, a pessoa que estiver usando sua conta será desconectada automaticamente.

Também pode ser necessário informar um código de confirmação em duas etapas. Se você não souber o código, é possível que a pessoa que está usando sua conta tenha ativado a confirmação em duas etapas. Aguarde sete dias para poder acessar sua conta sem o código de confirmação em duas etapas. Mesmo que você não saiba o código da confirmação em duas etapas, a pessoa que estiver usando sua conta será desconectada quando você inserir o código de seis dígitos recebido por SMS.

Caso seu aparelho tenha sido roubado, ou perdeu o acesso ao número de telefone para receber o código de verificação, faça o seguinte:

Envie um e-mail para support@whatsapp.com com a seguinte frase: “Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta” no corpo do e-mail. Por favor, inclua também o seu número de telefone em formato internacional completo +55 69 994132 XXXX.

Com o envio desse e-mail, sua conta será desativada pelo prazo de 30 dias e se algum terceiro estiver utilizando, não terá mais acesso.  Após os 30 dias ela será totalmente suspensa. Este será o prazo para você recuperar seu número e ativar novamente. As mensagens recebidas neste período aparecerão para você assim que reativar sua conta.

Para ativar a segurança em duas etapas faça o seguinte:

No WhatsApp abra: Configurações (Android) / Ajustes (iOS) > Conta > Confirmação em duas etapas > ATIVAR.

Espero ter ajudado, tanto pra você prevenir como com as informações para resolução rápida de um possível roubo de conta.

Ivan de Lara – Especialista em marketing digital
Céu Mídia