Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

O que é CORONAVÍRUS? Quanto devemos nos preocupar com ele?

Por Saudecuriosa - Postado por Rosa Bettero - SRTE/RO-1194, 24/01/2020 12h49
 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução

O que é CORONAVÍRUS? Quanto devemos nos preocupar com ele?
Uma nova doença tem abalado autoridades internacionais depois de provocar 17 mortes e ter mais de 440 casos registrados na China. O que se sabe até o momento é que a enfermidade é causada por um vírus chamado coronavírus, que já tem ocorrências confirmadas também nos EUA, Japão, Tailândia, Taiwan e Coreia do Sul.
Os primeiros registros ocorreram em Wuhan, cidade chinesa de 11 milhões de habitantes. Porém, o vírus se espalhou rapidamente e atingiu outros países da Ásia, tendo até mesmo um caso suspeito na Austrália, que está sendo monitorado.

Especialistas temem que a doença já tenha chegado a outros países e possa se tornar uma epidemia global. Ainda não há casos confirmados no Brasil, mas devido à grande quantidade de viagens internacionais é preciso estar alerta!

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais notificou uma ocorrência suspeita de coronavírus no Estado, de uma brasileira de 35 anos que esteve em Xangai. Contudo, o caso foi descartado e não se enquadra como coronavírus, de acordo com nota do Ministério da Saúde.
O que é coronavírus?
O coronavírus é uma família de vírus encontrada principalmente em animais marinhos. Contudo, o nome "coronavírus" está sendo associado ao 2019-nCoV, uma espécie de patógeno que causa um tipo grave de pneumonia, altamente letal e que até o momento não havia sido identificada em humanos.
Quais são os sintomas do coronavírus?
Por enquanto, os pacientes diagnosticados com coronavírus apresentaram sintomas similares a uma pneumonia comum, incluindo febre, tosse, falta de ar, dor no peito e dificuldade em respirar.
O que causa o coronavírus?
A origem do vírus ainda tem sido investigada. Porém, a Organização Mundial da Saúde (OMS) trabalha com a hipótese de que o coronavírus seja causado pela ingestão de frutos do mar contaminados.
A probabilidade é vinculada aos primeiros registros da doença, que ocorreram em um mercado de frutos do mar no município chinês de Wuhan.
Como ocorre a transmissão de coronavírus?
De acordo com a Comissão Nacional de Saúde da China, foi confirmada que a transmissão de coronavírus, além de ocorrer por animais, também pode acontecer de uma pessoa para outra.
Quais os tratamentos para coronavírus?
Os tratamentos oficiais para a doença ainda não foram definidos. Isso porque, por se tratar de uma pneumonia viral, antibióticos são ineficientes. Já os antivirais costumam apenas amenizar os sintomas e não curar a patologia.
A doença pode chegar ao Brasil?
Devido ao alto número de viagens internacionais feitas diariamente, é possível que haja casos ainda não detectados no Brasil, uma vez que pessoas contaminadas podem ter transitado pelo país e transmitido a doença.
O grande desafio das autoridades internacionais, como a OMS, é estabelecer a quantidade real de infectados e a extensão da propagação do coronavírus entre a população mundial.
O coronavírus é uma epidemia mundial?
A OMS tem avaliado a possibilidade de decretar o coronavírus como uma "emergência de saúde pública de interesse internacional", como ocorreu com a gripe suína H1N1, o zika vírus e o ebola.
Foram identificados outros coronavírus?
O coronavírus é um conjunto de vírus. Outras doenças relacionadas a esse grupo já foram identificadas anteriormente, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS).
Mais de 8.000 pessoas foram infectadas com SARS, que causou 750 mortes. Por sua vez, a doença de MERS atingiu 2.500 humanos, com 875 óbitos (ou seja, 35% dos casos resultaram em morte). Acredita-se que morcegos sejam a principal fonte de contaminação de ambas síndromes.
Como se PREVENIR do coronavírus?
As recomendações para evitar o contágio por coronavírus são semelhantes à prevenção da gripe. Mantenha uma boa higiene das mãos, utilize máscaras médicas em caso de tosse, evite ambientes fechados e com multidões.
Além disso, cientistas norte-americanos e russos têm realizado pesquisas para desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus. A imunização ainda não foi certificada por entidades de saúde e não tem previsão para ser disponibilizada ao público em geral.
Posso viajar normalmente?
É recomendado que não se faça viagens à Wuhan e regiões chinesas próximas à cidade. Quem estiver no local também não deve deixar a cidade.
Países como China, Turquia, Rússia, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido têm adotado medidas de desinfecção e ventilação para evitar o contágio do coronavírus em aeroportos, estações de trens e shoppings.
Atenção: Caso você tenha viajado para a Ásia recentemente e apresente algum dos sintomas relacionados a uma possível pneumonia, procure o pronto-socorro mais próximo e notifique o Ministério da Saúde pelo telefone 136 (ligação gratuita).
Fonte: Minha Vida