Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Prefeitura de Ariquemes lança o Programa “Saúde Até Você”

Por Assessoria - Rosa Bettero - SRTE/RO-1194, 23/01/2020 21h31
 (Foto: Assessoria)
Foto: Assessoria

Iniciativa levará atendimento médico domiciliar aos setores que não possuem Unidade Básica de Saúde. Zona Sul foi o primeiro bairro contemplado.

Lançado oficialmente na manhã desta segunda-feira (20), o Programa ‘Saúde Até Você’ é uma iniciativa da Prefeitura de Ariquemes, que por meio da Secretaria Municipal de Saúde levará atendimento médico domiciliar aos bairros que ainda não têm Unidades Básicas (UBS’s). De acordo com o Secretário Ajunto da SEMSAU, Fabrício Smaha, um estudo feito pela secretaria a partir de 2017, mostrou que as 11 UBS’s do município têm capacidade de cobertura direta de 65% da população, os outros 35% precisam se deslocar até a unidades de bairros vizinhos para receber atendimento. “Então, nós montamos o Programa ‘Saúde Até você’, que é uma equipe composta por um médico, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem que vão de carro, todos os dias, com o intuito de atingir essa população através do atendimento domiciliar nestas áreas descobertas.” Explicou
Ainda segundo Smaha, o Programa será desenvolvido até que sejam construídas as Unidades Básicas dos setores Zona Sul e Jardim Paraná. Os projetos já estão em fase de elaboração. Até lá, por meio do programa, os pacientes terão acesso a coletas de exames, vacinações, aferição de pressão, testes de glicemia e entrega de medicamentos na própria residência.  “A gente acredita que com essas construções nós conseguiremos cobrir boa parte da atenção básica. Enquanto isso não acontece, nós verificamos que havia uma necessidade muito grande de atingir essa população que as vezes pela distância que estão de uma UBS, dificuldade de locomoção ou situação socioeconômica, muitas vezes não busca esse auxílio.”
VEÍCULO
O veículo utilizado nas ações do Programa será adquirido com emenda parlamentar do Vereador Amalec da Costa, no valor de 80 mil Reais.