Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Redação Enem 2019: 5 dicas de como escrever um bom texto

Por foconoenem.com - Postado por Rosa Bettero - SRTE/RO-1194, 21/09/2019 11h21
 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação

Para atingir uma nota alta na redação do Enem 2019 é preciso ter estratégias para escrever um bom texto. Confira!

Para conseguir conquistar a sonhada nota 1000 na Redação Enem 2019 é preciso construir um texto impecável. E para que esse objetivo seja atingido, é necessário apresentar no texto um conjunto de particularidades que não podem deixar de serem observadas.

São detalhes que se não forem aplicados, reduzem as chances de conseguir a nota total. Por isso, listamos 5 dicas que vão ajudá-lo a fazer um texto completo e conquistar a maior nota possível! Confira!

5 Dicas de como escrever um bom texto na Redação Enem 2019

1. Faça uma boa argumentação
O modelo de redação cobrado no Enem é o  texto dissertativo-argumentativo. Desse modo, parece óbvio que o estudante deve apresentar uma argumentação no desenvolvimento do texto.

O problema é que alguns candidatos acabam apenas fazendo exposições do tema, ou seja, eles apresentam conhecimentos sobre o tema, mas não problematizam. Esse é um erro que pode deixar a redação Enem 2019 incompleta.

Para fazer uma boa argumentação, é preciso apresentar estratégias que convençam o leitor a aceitar sua ideia. Isso significa que, além de apresentar a problemática, é necessário demonstrar a sua gravidade e a importância de discutir o assunto em pauta.

2. Apresente sua tese
A tese é um elemento muito importante em uma redação e faz parte da composição de um texto dissertativo-argumentativo. Por esse motivo, não apresentá-la compromete a nota final. Você deve não só argumentar, mas também se posicionar diante do tema e deixar claro para o leitor se é a favor ou contra a problemática apresentada.

Uma tese é sua opinião, é o seu ponto de vista sobre o assunto que está sendo abordado. Você pode apresentá-la por meio de discursos negativos ou afirmativos, de modo que sua tese fique clara.

É através dela que você apresenta, logo na introdução, o que será exibido nos parágrafos seguintes, ou seja, no desenvolvimento. Quando você coloca sua tese no começo do texto, o leitor já sabe o que será exposto e espera obter ao longo da redação seu ponto de vista e argumentos.

3. Seja atual

Uma coisa é certa: o Enem sempre escolhe temas atuais para as suas redações. Isso quer dizer que eles adotam assuntos que ainda estão em debate na sociedade e passíveis de novas opiniões.

Sendo assim, o candidato deve obrigatoriamente estar por dentro do que está sendo abordado, como o que está sendo discutido, as ações implementadas, o que está funcionando ou não e outras informações sobre o problema abordado. Se você não estiver por dentro do que está acontecendo no mundo, dificilmente conseguirá obter a nota desejada na redação Enem 2019.

Estar atualizado sobre diversos assuntos diz respeito ao repertório sociocultural, que é quando você tem conhecimento sobre diversas áreas como sociologia, história, política, saúde, economia, filosofia, cultura etc. Esse repertório também é composto pelas experiências individuais adquiridas ao longo da vida.

Todas essas informações são úteis na hora de construir o texto, pois elas devem estar relacionadas ao tema proposto e servem como base para a argumentação e para a apresentação da tese.

4. Utilize exemplos para contextualizar
A melhor forma de explicar alguma coisa é utilizar exemplos. Então, não deixe de utilizar essa estratégia na sua redação Enem 2019. Mas, para que isso seja possível, é necessário estar atualizado e conhecer os dados que serão contextualizados.

Para isso, assista jornais, converse com as pessoas sobre os assuntos que estão em evidência e, assim, você será capaz de contextualizar um fato e aproximar o leitor ao pensamento que você está formulando para defender sua tese e justificar seu ponto de vista.

Você pode utilizar, inclusive, experiências e exemplos do dia a dia, como referenciar um livro que você leu, filme que assistiu ou um acontecimento vivido por você ou por alguém próximo.

5. Seja objetivo
Ser objetivo em uma redação é apresentar o máximo de conteúdo com a menor quantidade de palavras possíveis. Para fazer isso, você deve evitar algumas coisas coisas utilizar palavras demais ou repetir ideias.

Um requisito fundamental para construir um texto objetivo é ter conhecimento sobre o assunto abordado. Desse modo, não será necessário escrever demais apenas para aumentar as linhas. Filtre o que é realmente necessário para a redação e, caso precise utilizar dados estatístico, cuide para que eles sejam confiáveis.

Cuidado com as informações duvidosas! Se você não tiver certeza do que está falando, não coloque no texto. Utilizar dados, referências e informações incorretas é um erro grave. Sendo assim, pesquise bastante sobre o assunto que vai escrever e, caso precise trabalhar com estatísticas e citações, por exemplo, tenha certeza antes de expor.

Como você pode notar, para fazer uma redação nota 1000 não é preciso apenas ter uma ideia vaga do texto. É preciso obter todas as informações necessárias e seguir as dicas que apresentamos, ou seja, apresentar argumentos atuais, saber contextualizá-los e expor sua tese de forma clara e objetiva.

Confira agora uma entrevista com dicas de um candidato que conseguiu atingir nota mil na redação. Confirahttps://www.youtube.com/watch?time_continue=18&v=zkW7LE32GjM

Agora que você viu nossas dicas para construir uma Redação Enem 2019, aproveite para treinar bastante até o dia da prova!