Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Adelino Follador pede implantação do Curso técnico em Mineração no IFRO

Por Assessoria - Postado por Rosa Bettero - SRTE/RO-1194, 25/07/2019 18h02
Parlamentar destaca a riqueza mineral da região e a falta de profissional na área... (Foto: Assessoria)
Parlamentar destaca a riqueza mineral da região e a falta de profissional na área... - Foto: Assessoria

“O Vale do Jamari é a região mais rica em minério no estado de Rondônia, e a implantação de curso voltada para esta área é primordial para gerar empregos e melhorar a exploração, tanto em produtividade quanto em cuidados com o meio ambiente, consequentemente, melhora a economia regional”. Disse o deputado Adelino Follador (DEM) ao defender a implantação do Curso técnico em Mineração no Instituto Federal de Rondônia (IFRO).
Adelino conversou com o diretor do Campus do IFRO/Ariquemes, Ênio Gomes, para que somasse forças nesta demanda, o mesmo mostrou-se muito interessado, entendendo a importância do curso para a região.
A indicação foi feita pelo deputado Adelino que solicitou ao senador Marcos Rogério (DEM), para que intervenha junto ao Ministério da Educação (MEC) a implantação do Curso nas unidades do IFRO em Rondônia, especialmente em Ariquemes, que atende o Vale do Jamari, onde se encontra as principais áreas de minério do estado.
Adelino informou que vários Institutos Federais já disponibilizam o curso, como o IFPB da Paraíba, IFRN do Rio Grande do Norte, IFTM do Triângulo Mineiro e IFPA do Pará, com isso, trazer para Ariquemes não implica muitos investimentos, pois o próprio Instituto Federal já dispõe da estrutura necessária.
Outra preocupação do parlamentar, e a exemplo dos resultados nestas regiões, é em relação à geração de empregos, pois o ingresso de jovens no curso possibilita a oportunidade de trabalho em um mercado promissor e lucrativo.
A indústria Extrativista Mineral é base importante da economia local, e pode ser ainda mais forte com este investimento, pois o subsolo do Vale do Jamari é rico em matéria prima das quais dependem a indústria agrícola, química, metalúrgica e da construção civil, através dos minérios de ferro, nióbio, ouro, cobre, entre outros, necessitando de profissionais nas áreas de conhecimento geológico dos jazimentos, da exploração, extração dos bens minerais existentes.