Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Pai chora ao ver assassino do filho ser condenado a 28 anos de prisão: 'Dor nunca vai acabar'

Por Por Jeferson Carlos, G1 Ariquemes e Vale do Jamari - Postado por Rosa Bettero - SRTE/RO-1194, 12/06/2019 16h42

Aos leitores, ler com atenção!
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

Pai diz que dor de perder o filho nunca será amenizada (Foto: Rede Amazônica/Reprodução)
Pai diz que dor de perder o filho nunca será amenizada - Foto: Rede Amazônica/Reprodução

Pai chora ao ver assassino do filho ser condenado a 28 anos de prisão: 'Dor nunca vai acabar'
Rafael Barreiro foi morto com golpes de facas após réu ter crise de ciúmes da ex-namorada, em Ariquemes (RO). Pai da vítima acompanhou todo o julgamento sozinho.

O pai do jovem Rafael Barreiro de Oliveira, morto com facadas no pescoço https://www.ariquemesagora.com.br/noticia/2019/06/11/acusado-de-matar-jovem-a-facadas-no-pescoco-por-ciumes-da-ex-e-condenado-a-28-anos-de-prisao.html chorou ao ouvir a condenação do assassino do filho no Fórum de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari. O réu Rafael Fonseca de Paula, foi condenado a 28 anos de prisão pelo júri popular, no fim da tarde de terça-feira (11).

Rafael Barreiro foi assassinado com golpes de facas no pescoço, no fim do ano passado, após o acusado ter uma crise de ciúmes da ex-namorada.

Emocionado, o pai da vítima, o agricultor Valdecir Santos de Oliveira disse que uma vida cheia de sonhos foi interrompida e ressalta que ele e a esposa jamais terão a dor de perder o filho amenizada.

“Nunca vai acabar essa dor, nunca vai sair da minha mente e nem da minha esposa, o nosso filho…Muito querido, uma crueldade que foi feita com ele, morreu inocente. Ele tinha muitos sonhos, se formar em agronegócio e depois iniciar outra faculdade para ser engenheiro civil, infelizmente tudo isso foi interrompido”, comentou.

O julgamento durou quase oito horas e contou com a presença das famílias do réu e da vítima. Porém, o pai de Rafael Barreiro assistiu a sessão sozinho, pois a mulher e as filhas preferiram ficar em casa.

No final da audiência, o corpo de jurados reconheceu, por maioria de votos, que o réu praticou homicídio triplamente qualificado – motivo fútil, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima. A pena deverá ser cumprida inicialmente em regime fechado.

Durante a leitura da sentença, o juiz Alex Balmant reiterou que o infrator agiu de forma brutal contra a vítima indefesa, esfaqueada até a morte. Disse também que o réu "agiu de forma engenhosa, arrogante" e "prepotente".

Condenado a 28 anos de prisão (Foto: Reprodução G1)
Condenado a 28 anos de prisão (Foto: Reprodução G1)

O juiz ainda citou que, "nos últimos meses, a ex-companheira do condenado não queria mais manter um relacionamento estável" com ele, mas que o réu "não a deixava em paz, não permitindo o seu namoro com qualquer outro homem", mantendo um comportamento possessivo, agressivo e opressivo, como se fosse “dono da ex-companheira”.

Outro lado
À Rede Amazônica, o advogado responsável pela defesa do réu, Irinaldo Pena Ferreira, relatou que recorrerá da sentença, através do recurso de apelação, para tentar diminuir a quantidade da condenação aplicada ao cliente.

“A decisão foi contrária à provas dos autos, sendo que o laudo detalhou que o crime não ocorreu mediante meio cruel e também porque a pena foi exacerbada, a ponto de aplicar 28 anos de prisão”.

Crime
O homicídio aconteceu no Setor 10, em 10 de dezembro de 2018. Segundo a Polícia Militar (PM), a vítima chegou com a namorada, de 27 anos, em uma moto na residência dela, quando o infrator se aproximou e perguntou se poderiam lhe dar um copo de água gelada.

A mulher disse que não tinha e, em seguida, o suspeito sacou uma faca, desferiu um golpe no pescoço da vítima e depois mais duas facadas.

A mulher, que segurava uma criança no colo, ainda tentou evitar os golpes, mas foi empurrada pelo suspeito. O jovem ainda correu cerca de 80 metros, mas caiu em seguida. A perícia técnica foi solicitada e após os trabalhos investigativos, o corpo foi liberado a uma funerária de plantão.

Investigações
Conforme o delegado responsável pelo caso, Rodrigo Camargo, as investigações apontaram que o jovem foi assassinado por ter iniciado um relacionamento com a ex-mulher do réu.

Rafael Fonseca foi preso no dia 14 de janeiro deste ano. Ele estava escondido em uma propriedade rural no distrito de 5° BEC, em Machadinho D'Oeste (RO).

Após ser preso, Rafael Fonseca confessou que cometeu o homicídio por motivos passionais. Desde janeiro ele seguia preso no Centro de Ressocialização de Ariquemes, onde aguardava o andamento do processo e passará a cumprir a pena.​