Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Acusado de matar jovem a facadas no pescoço por ciúmes da ex é condenado a 28 anos de prisão

Por Por G1 Ariquemes e Vale do Jamari - Postado por Rosa Bettero - SRTE/RO-1194, 11/06/2019 19h18

Aos leitores, ler com atenção!
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

Rafael Fonseca de Paula foi julgado por homicídio (Foto: Polícia Civil/Divulgação)
Rafael Fonseca de Paula foi julgado por homicídio - Foto: Polícia Civil/Divulgação

Acusado de matar jovem a facadas no pescoço por ciúmes da ex é condenado a 28 anos de prisão, em RO
Júri popular teve início na manhã desta terça-feira (11), no Fórum de Ariquemes. Crime aconteceu em dezembro de 2018, quando vítima e namorada chegavam em casa.

Depois de quase oito horas de julgamento, o acusado de matar o jovem Rafael Barreiro de Oliveira, de 20 anos, com golpes de facas no pescoço após ter uma crise de ciúmes da ex-namorada, Rafael Fonseca de Paula, de 32 anos, foi condenado a 28 anos de reclusão, na tarde desta terça-feira (11), em regime inicialmente fechado.

O júri popular aconteceu no Fórum de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, e teve início por volta das 8h.

Conforme a sentença do juiz Alex Balmant, o corpo de jurados reconheceu, por maioria de votos, que o réu praticou homicídio triplamente qualificado – motivo fútil, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima – optando pela condenação.

Procurada, a defesa de Rafael informou que vai recorrer da decisão e que considerou a sentença "exagerada". O acusado cumprirá a pena no presídio de Ariquemes.

O crime aconteceu no Setor 10, em 10 de dezembro de 2018, quando a vítima chegava com a namorada na residência dela, em Ariquemes. Na ocasião, o acusado se aproximou pedindo por água, e posteriormente, sacou uma faca e efetuou os golpes no pescoço da vítima.

Rafael Fonseca foi preso no dia 14 de janeiro deste ano. Ele estava escondido em uma propriedade rural no distrito de 5° BEC, em Machadinho D'Oeste (RO).

Investigações
Conforme o delegado responsável pelo caso, Rodrigo Camargo, as investigações apontaram que o jovem foi assassinado por ter iniciado um relacionamento com a ex-mulher do réu.

Após ser preso, Rafael Fonseca confessou que cometeu o homicídio por motivos passionais. Desde janeiro ele segue preso no Centro de Ressocialização de Ariquemes, onde aguardava o andamento do processo.

Crime
Segundo a PM, a vítima chegou com a namorada, de 27 anos, em uma moto na residência, quando o infrator se aproximou e perguntou se poderiam lhe dar um copo de água gelada.

A mulher disse que não tinha e, em seguida, o suspeito sacou uma faca, desferiu um golpe no pescoço da vítima e depois mais duas facadas.

Uma testemunha ainda tentou evitar os golpes, mas foi empurrada pelo suspeito. O jovem conseguiu correr por alguns metros, mas caiu em seguida. A perícia técnica foi solicitada e após os trabalhos investigativos, o corpo foi liberado a uma funerária de plantão.