Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Importância do Exame de Ordem é ressaltada em entrega de credenciais

Por Ascom OAB/RO, 29/05/2019 09h04
 (Foto: Assessoria)
Foto: Assessoria

O presidente diz ainda que a avaliação que advogados são submetidos deveria ser estendida para outras profissões

Durante a solenidade de entrega de credenciais aos novos advogados, a importância do Exame de Ordem foi ressaltada como garantia do pleno exercício da cidadania. “O Exame de Ordem é uma ferramenta que verifica as condições mínimas necessárias para o profissional possa exercer a advocacia”, afirma o presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), Elton Assis.
O presidente diz ainda que a avaliação que advogados são submetidos deveria ser estendida para outras profissões. “Os que criticam o Exame de Ordem deveriam, na verdade, ombrear com a OAB e lutar efetivamente por uma melhor qualidade do ensino jurídico”, fala Elton Assis.
Para o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro), Elton Fülber, a realização do Exame de Ordem é importante devido à relevância da advocacia. “A Constituição Federal nos dá um valor singular, expressando que somos indispensáveis à administração da justiça. Nós defendemos a liberdade, a propriedade e, sobretudo, a vida de nossos clientes”.
Presidente da OAB/RO, Elton Assis.
O secretário-geral da Seccional e presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas (CDP), Márcio Nogueira, afirma que é uma satisfação entregar as credenciais para os novos profissionais da advocacia. “Todos são vencedores, porque o caminho até aqui é árduo”.
O representante dos novos advogados, João Carlos Sousa, agradeceu aos familiares pelo apoio ao longo da graduação e dos estudos para o Exame de Ordem. “Só os mais próximos sabem das dificuldades que passamos. Não é fácil enfrentar cinco anos de faculdade, enfrentar provas, enfrentar obstáculos, como ir de uma cidade para outra pra conseguir estudar”.
A presidente da Comissão da Jovem Advocacia (OAB Jovem), Larissa Rodrigues, parabenizou os novos profissionais e pontuou as ações que a Comissão tem efetuado para inserir o jovem advogado no mercado de trabalho. “Gostaria de enfatizar meu respeito a cada um, pois sei que cada um carrega uma história e vitórias, superaram obstáculos ao longo desta trajetória, que é nosso Exame de Ordem”.
À mesa, também estava o desembargador Isaias Fonseca Moraes, que representou o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO).
Advogados durante o juramento.
João Carlos Sousa – Agradeceu aos familiares pelo apoio ao longo da graduação, em especial ao presidente de CAARO, Elton Fülber, professor em quem se espelhou durante o curso, vindo a escolher o direito trabalhista por conta do mesmo.
Elton Fülber – A nós é dado uma importância singular que se inicia desde a Constituição Federal no art. 133, dizendo que somos indispensáveis a administração da justiça, até as causas mais elementares da sociedade em que sempre estamos na defesa do cidadão. Dada a importância da profissão, é mais do que importante a realização do exame de Ordem, tendo em vista que com a exclusão do mesmo permitiria o ingresso de bacharéis não preparados para defender a cidadania.