Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Mais de 20,8 mil pessoas devem ser vacinadas contra a gripe em Ariquemes

Por Por G1 Ariquemes e Vale do Jamari, 09/04/2019 18h32
 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução

Mais de 20,8 mil pessoas devem ser vacinadas contra a gripe em Ariquemes, RO
Campanha Nacional de vacinação inicia nesta quarta-feira (10). Primeira fase é voltada às pessoas que integram os grupos prioritários; Estimativa é vacinar 90% do público-alvo.

A 21ª campanha vacinação contra a gripe inicia nesta quarta-feira (10), em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semsau), a estimativa é imunizar 20.870 pessoas, pertencentes aos grupos prioritários, durante a campanha nacional.

A campanha de vacinação se entenderá até o dia 31 de maio. O ‘Dia D’ da vacinação acontecerá no dia 4 de maio em Ariquemes.

A primeira etapa da campanha visa imunizar prioritariamente os idosos, detentos, indígenas, professores, portadores de doenças crônicas, profissionais da saúde, crianças de seis meses até seis anos e mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias.

As imunizações acontecem em todas as salas de vacina nas nove Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. O horário de atendimento em todas as UBS acontecem das 7h às 12h e das 14h às 17h.

A vacina imuniza contra o vírus da gripe, H1N1, H3N2 e Influenza B. Para receber a vacina, as pessoas devem apresentar os documentos pessoais de identificação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o cartão de vacina.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra gripe reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou até mesmo óbitos.

De acordo com a Semsau, a vacina contra a gripe somente será estendida à toda população quando 90% do público-alvo ser alcançado, ou seja, 18.783 pessoas serem imunizadas.