Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Seja premiado! Estão abertas as inscrições do Prêmio Rio de Literatura

Por Assessoria-MAIKON FABRÍCIO FERREIRA VIANA, 18/04/2019 18h42
 (Foto: Fundação CESGRANRIO, 2019)
Foto: Fundação CESGRANRIO, 2019

Resultado de política cultural desenvolvida pela Fundação CESGRANRIO, o Prêmio Rio de Literatura, atualmente, em sua quarta edição, está com inscrições abertas até 26 de abril deste ano, pelo site do Centro Cultural CESGRANRIO:

http://cultural.cesgranrio.org.br/

http://cultural.cesgranrio.org.br/, sendo necessário, igualmente, o envio de doze exemplares impressos, em até cinco dias úteis depois de o autor (a) ou a editora realizar a inscrição, para o endereço físico do referido Centro. Há, ainda, a opção de tais exemplares serem entregues, pessoalmente, no endereço citado atrás. As inscrições são gratuitas.            

Trata-se de prêmio nacional que objetiva reconhecer a qualidade da produção literária brasileira. Deste prêmio, já participaram muitos escritores de reconhecido prestígio nacional e até internacional: Raquel Rolnik, Lilia Moritz Schwarcz, Nélida Piñon, Renato Ortiz, Ferreira Gullar, dentre outros. Além disso, o Prêmio conta com duas modalidades: Obras Publicadas e Novo Autor Fluminense. Na primeira, oportunizam-se as seguintes categorias, em língua portuguesa: a) Prosa de ficção: romance, conto e crônica; b) Ensaio: obras de não ficção (crítico-reflexivas); e c) Poesia. Na segunda, deve ser inscrita apenas obra inédita, também, em língua portuguesa, de autor (a) residente ou nascido (a) no Estado do Rio de Janeiro, na categoria Ficção. Porém, tanto na primeira quanto na segunda modalidade, não serão aceitas as inscrições de obras de literatura infantil, infanto-juvenil, nem de dramaturgia, assim como não serão aceitas obras publicadas em plataformas de autopublicação. 
Por fim, os autores das obras vencedoras do Prêmio Rio de Literatura - 4ª. edição, na modalidade Obras Publicadas, receberão, cada um, prêmio em dinheiro, na quantia de cem mil reais. E o autor do livro vencedor do Prêmio, na modalidade Novo Autor Fluminense, também receberá prêmio em dinheiro, na quantia de dez mil reais, além da edição de mil exemplares do mesmo livro.
Para obter informações detalhadas do Prêmio, consultar: http://cultural.cesgranrio.org.br/4o-premio-rio-de-literatura-2018-edital/.
Autor da notícia: Maikon Fabrício Ferreira Viana é autor (dentre outras) de Batalhas do Estanho: memórias de um gigante, garimpo Bom Futuro: de Padre Ângelo a Grande..., obra vencedora dos Prêmios Literários Cidade de Manaus 2016 - 6ª. edição, de melhor livro inédito (Prêmio Nacional Áureo Nonato), e de A Questão do Acre: um intricado tabuleiro na era dos impérios: das encrencas à solução – finalista do Prêmio Rio de Literatura 2016 - 2ª. edição, na categoria Melhor Obra Publicada/Ensaio - nacional. Vice-presidente do Conselho de Cultura Municipal de Ariquemes, integrante do Fórum do Patrimônio Histórico e representante do Fórum da Literatura do mesmo município. Mentor dos Prêmios Literários Jovens Escritores de Rondônia e da Semana Nacional de Celebração e Conscientização em torno da relevância da Questão do Acre para o Brasil – projetos culturais e educacionais. Também, é especialista em gestão de bibliotecas públicas. Paralelamente, exerce a atividade de servidor público (efetivo).