Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Geraldo da Rondônia homenageia dia do portador da síndrome de down com projeto de inclusão em serviç

Por Assessoria, 21/03/2019 22h11
 (Foto: Assessoria)
Foto: Assessoria

Geraldo da Rondônia homenageia dia do portador da síndrome de down com projeto de inclusão em serviço público
Nesta quinta-feira, 21, é comemorado internacionalmente o dia do portador da síndrome de down, que tem como o objetivo, conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários e a inclusão. O deputado Geraldo da Rondônia, seguindo esse propósito, protocolou junto a Assembleia Legislativa do estado, Projeto de Lei que destina cotas em concursos públicos no âmbito do estado de Rondônia, para portadores de síndrome.
Para o deputado, a inclusão é um passo importante para que pessoas com necessidades especiais se tornem membros plenos e contributivos da comunidade. “Nossos departamentos públicos, escolas, a sociedade, precisam de uma política clara e sensível sobre inclusão, e abrir a porta do serviço público para os portadores de dows será um grande passo para a real efetivação da inclusão.
Mencionou ainda que o portador da síndrome de down é capaz de compreender suas limitações e conviver com suas dificuldades.
No projeto de Lei apresentado pelo deputado, compreende-se que fica reservado um percentual considerável para ser preenchido por portadores da síndrome, e que caso não seja preenchido, a vaga será destinada para portadores de outras deficiências.
Para o deputado, é considero grande o alcance social do projeto, de forma que visa ainda impactar de forma positiva a perspectiva dos portadores.

Assessoria

A Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma mutação do material genético humano, presente em todas as raças.