Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Tem vacina para meningite meningocócica?

Por Por Ana Escobar, 04/03/2019 19h14
Disponível na Fortalize - Centro de imunização - Ariquemes (Foto: Reprodução)
Disponível na Fortalize - Centro de imunização - Ariquemes - Foto: Reprodução

Há vacina para proteger contra a meningite meningocócica? Sim. Existem vacinas e são bastante eficazes. Vamos entender melhor.
A meningite meningocócica é causada por uma bactéria chamada Neisseria meningitidisque é popularmente conhecida como meningococo. O meningococo tem 12 “tipos” diferentes, conhecidos como sorogrupos que são definidos por letras. Destes, 6 se destacam: A, B, C, W135, X e Y.
Para nos proteger contra todos estes sorogrupos, existem hoje 3 vacinas: a que protege contra o meningococo C, contra o meningococo B e outra que nos protege dos ACWY.
Nos últimos anos, o meningococo C foi o mais frequente no Brasil. Assim, com base nestes dados, esta vacina está contida no Programa Nacional de Imunização e é gratuitamente distribuída para todas as crianças. A primeira dose deve ser dada aos 3 meses de idade, a segunda aos 5 meses e uma dose de reforço depois de 1 ano de idade. Pode ser dada mais uma dose aos 4 anos. Aos 12-13 anos está indicado outro reforço.
As vacinas ACWY e contra o meningococo B estão disponíveis em clínicas de imunização. A vacina ACWY segue o calendário da vacina contra o meningococo C, e a vacina contra o meningococo B deve ser dada em 3 doses ao longo do primeiro ano de vida, com intervalo de 2 meses entre as mesmas. Depois de 1 ano, deve-se fazer uma dose de reforço. Quem não fez as doses antes de 1 ano pode fazer 2 doses, com intervalo de 2 meses entre elas.
IMPORTANTE: os adolescentes são grupo de risco para meningite meningocócica e, por isso, devem receber as vacinas.
A meningite meningocócica se caracteriza pela inespecificidade com que os sintomas acontecem – no começo parece uma gripe com febre, mal-estar, vômitos e dor de cabeça – e pela rapidez com que o quadro evolui, com alto grau de letalidade. Em questão de horas a pessoa acometida pode morrer. Isso é que é o mais preocupante. O contágio pode se dar pelo ar; o que é igualmente relevante, pois basta estar no mesmo ambiente que a pessoa contaminada para ter uma chance de adoecer.
Há alguns sinais de alerta para os quais devemos prestar atenção: a febre não necessariamente é alta. Pode ser baixa. Os vômitos em geral são em jato, como se saíssem “com força” do estômago. Dá muita dor de cabeça. As crianças ficam indispostas e sem vontade de fazer nada. Mais importante: podem surgir manchinhas arroxeadas pelo corpo. Este é um dos sinais de alerta mais significativos, pois significa que a doença está se disseminando e causando alteração na coagulação sanguínea.
Meningite meningocócica é uma doença rápida e muitas vezes fatal. As vacinas são, de longe a melhor, mais segura e mais eficaz forma de proteção.

Em Ariquemes: Disponível na  Fortalize - centro de imunização Com Dra. Milena Coelho - Rua Alemanha N 1358 Sala 2 (3,61 km)
Ariquemes
(69) 3536-3437 – Em Frente ao Hospital Monte Sinai

Confira no Facebook: https://www.facebook.com/milena.coelho.58

Reprodução (Foto: Reprodução)
Reprodução (Foto: Reprodução)