Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

PM lança projetos anticrimes que terão ajuda de moradores e empresários em Ariquemes

Por Por Jeferson Carlos, G1 Ariquemes e Vale do Jamari, 19/02/2019 20h38
 (Foto: Assessoria)
Foto: Assessoria

PM lança projetos anticrimes que terão ajuda de moradores e empresários em Ariquemes, RO
Programas 'Vizinhança Segura' e 'Cidade Segura' funcionarão através de aplicativos de mensagem. Iniciativa propõe estreitar relação da corporação com a população local.

O 7º Batalhão da Polícia Militar (7° BPM) de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, lançou recentemente dois projetos que objetivam diminuir o índice de criminalidade nas residências e nos comércios do município. Segundo o 7º BPM, as ações, denominadas 'Vizinhança Segura' e 'Cidade Segura', já estão em vigor e contarão com o apoio direto de moradores e empresários.

As ações se idealizaram após o comando-geral da PM recomendar um conjunto de ações por meio da prevenção primária, buscar uma melhor segurança e estreitar o relacionamento da PM com a comunidade em geral.

Conforme o comandante-geral da PM, coronel Mauro Ronaldo Flores Correa, o projeto 'Vizinhança Segura' está implantando em Porto Velho e teve excelentes resultados na prevenção dos crimes.

"A sociedade se sente mais segura, é uma sensação de segurança maior com a Polícia mais presente, e ao mesmo tempo, nós sentimos que a população está presente conosco, tratando de problemas de segurança pública", frisou.

Como funciona o 'Vizinhança Segura'?
Para dar início ao projeto 'Vizinhança Segura', a PM escolheu o Setor 6 com base nos índices de criminalidade. Com os dados em mãos, os policiais visitaram 73 residências do bairro e realizaram entrevistas para questionar sobre a rotina local, conhecimento da vizinhança, vítimas de crimes e outros assuntos pertinentes.

Cada morador adepto ao projeto recebeu uma placa de identificação e foi incluído em um grupo para troca de informações em um aplicativo de mensagens. No grupo, os moradores farão as denúncias de possíveis crimes para que os policiais se desloquem ao bairro de forma mais precisa.

"Nestes grupos de mensagens, a população participa ativamente junto com os policiais militares neles incluídos, e assim a gente consegue buscar uma melhor resolução nos problemas de segurança pública", destacou o coronel Mauro Ronaldo.

O presidente da Associação dos Moradores do Setor 6, Antônio Joca, parabenizou a PM pela idealização do projeto e afirmou que a comunidade recebeu a ação com muito entusiasmo e satisfação por serem os primeiros escolhidos em receber as ações do projeto.

"Recebemos este projeto com muita alegria, porque o Setor 6 é um local que reiteradamente vem acontecendo práticas delituosas e a população sentia-se de certa forma desprotegida. Agora nós contribuiremos de forma direta e efetiva para a prevenção dos crimes", revelou.

De acordo com o comandante do 7° BPM, Robinson Brancalhão, o desempenho do projeto será avaliado periodicamente pela PM com os moradores para verificar as mudanças no dia a dia do bairro.

"Através das entrevistas, nós tivemos uma noção de como está atualmente e após três meses do projeto em desenvolvimento, nós faremos outra pesquisa para verificarmos as mudanças no bairro. Com essa integração da comunidade, pretendemos atuar na prevenção primária do crime, antes que ele acontece", alçou.

'Cidade Segura'
Ainda com foco na prevenção de crimes, o 'Cidade Segura' foi lançado pela PM, mas envolvendo o policiamento comunitário para reforçar a segurança pública da área comercial de Ariquemes.

O projeto foi desenvolvido no próprio município e também consiste na existência de um grupo em um aplicativo de mensagens, onde os comerciantes poderão passar informações de pessoas em atitudes suspeitas ou potenciais cometimentos de crime.

"A atuação da Polícia no 'Cidade Segura' acontecerá por meio de motocicletas, por conta da mobilidade que o veículo nos permite. Feito todo um treinamento com os policiais para conseguirmos resultados positivos na questão da segurança pública", explicou Robinson Brancalhão.

De acordo com o presidente da Associação Comercial e Industrial (Acia) de Ariquemes, Francisco Hidalgo Farina, o projeto é de fundamental importância à sociedade empresária. Comerciantes presentes na Alameda do Ipê, Avenida Canaã e do Setor 9 estão participando das ações.

"Será de grande valia não só para a segurança dos comerciantes e empresários em si, mas como da comunidade em um todo. A Acia é parceira da PM em potencializar da forma que for possível para que este projeto seja bem-sucedido e tenhamos uma cidade mais segura", relatou.

Alguns equipamentos de segurança para a atuação da polícia foram doados pela Acia, já as motocicletas utilizadas na ação foram cedidas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO).