Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Mais de 300 pacientes são atendidos em mutirão oftalmológico que inaugurou em Ariquemes

Por Ariquemes.ro.gov.br, 19/11/2018 09h32
 (Foto: Assessoria)
Foto: Assessoria

Mais de 300 pacientes são atendidos em mutirão oftalmológico que inaugurou o consultório da rede municipal de saúde em Ariquemes.

Seu José Maria de Sousa, de 59 anos, foi um dos primeiros a ser atendido no consultório oftalmológico municipal, em Ariquemes. Ele conta que há cerca de um ano e meio aguardava o atendimento na capital e ficou surpreso com a boa notícia de que agora faria todos os exames pré-operatórios aqui mesmo, na cidade onde mora. “Eu sou cego do olho direito e estou aqui para saber se vai precisar operar ou não [...] é melhor fazer os exames aqui do que lá (Porto Velho), porque pelo menos aqui eu não gasto nada, né?!” Analisou, José Maria.

Ele e mais de trezentos outros pacientes previamente agendados receberão, ao longo da semana, atendimentos feitos por uma equipe de especialistas formada através de uma parceria entre o Instituto da Visão (IPEPO), de São Paulo; Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de São Paulo (USP) e Centro Universitário São Lucas (RO), com a Prefeitura de Ariquemes. “Essa ideia nasceu para tentar diminuir a fila de cirurgias de catarata e cirurgias de pterígio. Além disso, esta semana vêm dois profissionais da Universidade Federal de São Paulo(UNIFESP) para fazer a avaliação de crianças, principalmente para ver casos de estrabismo, que é o olho torto” explicou  Eric Andrade, representante do IPEPO-SP  e coordenador da equipe. 

Os trabalhos inauguraram o consultório público. Equipado pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU) está instalado no Centro de Especialidades Médicas e possui equipamentos como refratômetro, lâmpada de fenda e aparelho de fotocoagulação, todos adquiridos com emenda parlamentar conjunta no valor aproximado de R$ 300 mil reais, destinados pelos Deputados Estaduais Alex Redano , Adelino Follador , Saulo Moreira , Geraldo da Rondôniae Maurão de Carvalho. Com este investimento, Ariquemes torna-se o primeiro município do interior do Estado de Rondônia a oferecer tratamento oftalmológico gratuito, pelo Sistema único de Saúde.

Mais de 300 pacientes são atendidos em mutirão oftalmológico que inaugurou em Ariquemes
Mais de 300 pacientes são atendidos em mutirão oftalmológico que inaugurou em Ariquemes
Mais de 300 pacientes são atendidos em mutirão oftalmológico que inaugurou em Ariquemes
Internas - Acima (Medium Rectangle) - Tamanho: 300x250
Ricardo Carvalho e Rosa Bettero - SRTE/RO-1194

Comemoração Dia Internacional da Síndrome de Down