Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Alto índice de focos do mosquito da dengue no lixo doméstico gera risco de epidemia em Ariquemes

Por Por Jeferson Carlos, G1 Ariquemes e Vale do Jamari, 31/10/2018 12h57
Alto índice de focos do mosquito da dengue nos quintais das casas causam preocupação em Ariquemes (Foto: Reprodução)
Alto índice de focos do mosquito da dengue nos quintais das casas causam preocupação em Ariquemes - Foto: Reprodução

Alto índice de focos do mosquito da dengue no lixo doméstico gera risco de epidemia em Ariquemes, RO
LIRAa do mês de outubro mostrou a existência de 66,7% do focos do mosquito nos lixos dentro dos quintais das residências. Em 2018, apenas um caso de dengue foi confirmado no município.

A chegada do período chuvoso, que favorece a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, está causando alerta para o risco de uma epidemia de dengue em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari.

Isso porque, o resultado do mês de outubro desse ano do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), revelou que o município está com 66,7% de focos do mosquito nos lixos dentro dos quintais das residências.

De acordo com a Fundação Nacional da Saúde (Funasa), o LIRAa é realizado três vezes ao ano e o último levantamento feito pela vigilância de saúde, constatou que o índice de infestação predial relativo ao Aedes Aegypt está em 3,3%.

O índice caracterizado como normal pelo Ministério da Saúde é de 1%. Por conta disso se acendeu o sinal de alerta, caso os criadouros do mosquito não sejam combatidos com urgência.

Mas segundo os dados do LIRAa, o fator ainda mais preocupante está nos locais de concentração dos focos do mosquito, que de janeiro para outubro desse ano, aumentou 17,7% nos focos encontrados em lixo dentro dos quintais, como pneus, cacos de telhas e outros locais que acumulem água limpa.

Conforme o coordenador do controle de dengue em Ariquemes, Clarismundo Lopes, nove bairros apresentam maiores quantidades de lixos nos quintais, entre eles estão os Setores 1, 3, 2 e Áreas Especiais.

Clarismundo alertou a população para evitar os possíveis criadouros nas residências e disse que medidas serão adotadas no município para tentar diminuir o alto índice.

“Precisamos ter ações emergenciais nesses bairros com maior indíce, em decorrência de estarmos no período sazonal. Orientamos que os moradores façam a parte de cada um, pois é dever de todos, cuidar dos quintais das residências e não só do Poder Público, por que estamos na eminência de uma epidemia”, destacou.

Dengue em Ariquemes

Entre janeiro a setembro de 2018, 40 casos suspeitos de dengue foram notificados. Deste total, apenas um deles se confirmou como a doença, sem nenhuma ocorrência de dengue hemorrágica. Em 2017, foram 331 casos suspeitos de dengue, mas não houve nenhuma confirmação.