Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Dados da produção de peixe serão avaliados pelo IBGE/RO

Por Assessoria da ACIA, 20/10/2018 08h55
 (Foto: Assessoria)
Foto: Assessoria

Em reunião na sede da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (ACIA), o analista de pesquisa do IBGE/RO anunciou que os dados do senso agropecuário 2016/17 serão avaliados. Representantes da ACIA e da Associação dos Criadores de Peixes de Ariquemes e Região (ACRIPAR) questionam os resultados preliminares já divulgados.

Pelos dados preliminares, Rondônia teria uma produção anual de apenas 31 mil toneladas de pescado. Já a classe produtora acredita que a produção esteja entre 85 mil e 90 mil toneladas/ano.

O presidente da ACIA e da ACRIPAR, Francisco Hidalgo Farina, disse que pela quantidade de alevinos e quantidade de ração disponibilizados no mercado anualmente, a quantidade de produção de peixe deve ser muito superior aos dados divulgados previamente pelo IBGE. “Hoje somos o maior produtor nacional de tambaqui em cativeiro e o nosso peixe já está em vários Estados. Para continuarmos crescendo é necessário termos dados reais da nossa produção, para mostrarmos que temos condições de atender um mercado ainda maior”, argumenta.

O analista de pesquisa do IBGE/RO Jorge Elarrat disse que a análise dos dados do senso agropecuário é uma fase natural deste processo. “Já estamos buscando formas de sermos o mais fiel possível à realidade, por isso a revisão dos dados e a discussão deles com o setor produtivo é importante, para garantir os futuros investimentos para o nosso Estado, não apenas no que diz respeito à piscicultura, mas a todos os setores do agronegócio e agricultura familiar”, lembra.

Elarrat também fez um alerta. “É importante que todas as pessoas pesquisadas pela nossa equipe sejam fiéis à realidade, pois o IBGE tem o interesse de ser o mais fiel possível ao cenário atual, lembrando que os nossos colaboradores não fazem parte de nenhum órgão de fiscalização”, explica.

Os dados atualizados do Senso Agropecuário deverão ser divulgados no final do mês de novembro.