Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Geraldo da Rondônia é reeleito após TSE tornar válidos votos de candidata da mesma coligação

Por Alerta Rondônia, 12/10/2018 18h20
Jean Mendonça perde a cadeira para Geraldo da Rondônia (Foto: Reprodução)
Jean Mendonça perde a cadeira para Geraldo da Rondônia - Foto: Reprodução

O ministro Jorge Mussi, do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, decidiu positivamente ao registro de candidatura da Professora Valdecira, que pleiteou uma cadeira de deputada estadual pela coligação Por Amor a Rondônia, composta pelos partidos PMN, PSC e PC do B.

Acontece, que a professora Valdecira, havia sido considerada inapta à se candidatar pelo Ministério Público Eleitoral – MPE, que apontou um condenação por crime de lesão ao erário imputado à professora. Situação que aconteceu no período em que ela integrava a direção de uma escola pública e juntamente com outros servidores teria desviados recursos para aplicação no âmbito escolar e aplicado em fins desconhecidos.

De acordo com o Ministro, mesmo o MPE e o Tribunal Regional Eleitoral – TRE/RO, entendendo que tal fato colocaria a candidata na situação de Ficha-Suja, a falta de caracterização de dolo premeditado que enquadraria Valdecira, não ficou caracterizado pela decisão judicial, motivo pelo qual a Justiça Eleitoral não pode alterar o posicionamento dos fatos expostos na condenação.

Dentro desse sentido, os votos da Professora Valdecira deverão ser contabilizados, garantindo o quantitativo necessário para sua coligação possuir uma segunda cadeira de deputado, sendo a primeira já ocupada pelo deputado Dr. Neidson.

O primeiro suplente na fila de espera é Geraldo da Rondônia do mesmo partido de Valdecira, que após a decisão superior da Justiça Eleitoral, deverá torna-se deputado para os próximos quatro anos entrando no lugar de Jean Mendonça, eleito no domingo.

Nessa condição o deputado Jesuíno Boabaid (PMN), se torna suplente direto de Geraldo da Rondonia.

Fonte: Alertarondônia