Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Primeiro detento da 7ª fuga do presídio de Ariquemes é preso caminhando em avenida

Por Por Jeferson Carlos, G1 Ariquemes e Vale do Jamari, 09/08/2018 10h45

Aos leitores, ler com atenção!
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

 (Foto: Reprodução Whatsapp)
Foto: Reprodução Whatsapp

Primeiro detento da 7ª fuga do presídio de Ariquemes é preso caminhando em avenida
Polícia recapturou Emerson Pio, de 31 anos, após receber uma ligação anônima de que ele estaria na Avenida Jamari, no Setor 1. Outros três detentos seguem foragidos.

Polícia Militar (PM) recapturou na noite da última quarta-feira (8) o primeiro detento que fugiu do Centro de Ressocialização de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, na segunda-feira (6).

Conforme a PM, Emerson Pio, de 31 anos, foi preso após uma denúncia anônima informarem de que havia um fugitivo caminhando pela Avenida Jamari, no Setor 1. Outros três presos que fugiram da unidade prisional continuam foragidos.

De acordo com o boletim de ocorrência, os policiais receberam uma ligação dizendo que havia uma pessoa suspeita caminhando pela Avenida Jamari e se deslocaram até a via para efetuar as buscas.

Durante o cerco policial, os militares conseguiram encontrar o infrator escondido entre a Alameda dos Pioneiros e Alameda Tucumã.

Ao ser questionado, Emerson confessou que fugiu do presídio de Ariquemes e que após a fuga, ele e um comparsa se direcionaram até a área urbana do município, onde se separou do outro fugitivo.

O infrator foi encaminhado até a Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) de Ariquemes e após o registro da ocorrência ele foi reencaminhado ao Centro de Ressocialização.

Condenação

Segundo o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), Emerson Pio cumpre a pena de nove anos de reclusão no presídio de Ariquemes pelos crimes de furto e roubo. Até o dia da fuga, na segunda-feira, o detento havia cumprido 11 meses e seis dias da sentença.

A Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO) chegou a entrar com uma uma liminar de habeas corpus ao TJ-RO para que Emerson fosse solto em março de 2017, mas os desembargadores da 2ª Câmara Criminal, em Porto Velho, indeferiram o recurso.

O preso deve ser punido com o Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD), o que prejudicará na contagem da pena para o recebimento dos benefícios de progressão de regime.

A Fuga

Fugitivos (Foto: Divulgação)
Fugitivos (Foto: Divulgação)

Quatro detentos fugiram do Centro de Ressocialização de Ariquemes na noite de segunda-feira (6). Conforme o registro da fuga, todos os detentos cumpriam pena na cela B9 e conseguiram fugir depois de serrarem as grades.

Segundo a unidade, os agentes penitenciários realizaram a distribuição de água aos detentos por volta das 20h45. Em seguida, o alarme da guarita cinco disparou e os agentes começaram a efetuar alguns disparos para avisar que presos tinha saído da cela B9.

Os agentes foram até o pátio, se depararam com alguns detentos escalando as grades de proteção e efetuaram disparos de arma não letal para tentar evitar a fuga, mas não conseguiram impedir a ação.