Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Com caso de sarampo confirmado, Rondônia receberá mais 126 mil doses da vacina

Por Por Jonatas Boni, G1 RO, Porto Velho, 31/07/2018 19h41
Vacinação contra o sarampo inicia na próxima semana (Foto: Reprodução/ TV Globo)
Vacinação contra o sarampo inicia na próxima semana - Foto: Reprodução/ TV Globo

Com caso de sarampo confirmado, Rondônia receberá mais 126 mil doses da vacina
Ministério da Saúde vai iniciar campanha nacional a partir do dia 6 de agosto. Crianças receberão doses de sarampo e poliomielite.

O estado de Rondônia vai receber mais 126 mil novas doses da vacina contra o sarampo. A partir da próxima segunda-feira (6), o Ministério da Saúde inicia uma campanha nacional de vacinação em crianças com idade de 1 e 5 anos. Rondônia tem atualmente um caso da doença confirmado.

Segundo o Ministério da Saúde, além da vacina de tríplice viral (que previne o sarampo, caxumba e rubéola), o estado receberá 131.300 doses da vacina oral contra a poliomielite, a chamada VOP. Já da vacina VIP, que é injetável, Rondônia contará com reforço de 8.130 doses.

Em uma coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (31), a coordenadora nacional do programa de imunizações, Carla Domingues, explicou o objetivo da campanha. "Neste momento o alvo é proteger nossas crianças. Elas são a prioriedade, pois têm maior risco de adoecer e pegar o sarampo", diz.

Rondônia tem atualmente um caso confirmado de sarampo, mas Roraima e o Amazonas, que faz divisa com Rondônia, vivem um surto da doença. Diante dos casos recentes na Região Norte, o objetivo do governo é evitar a propagação do sarampo pelos demais estados.

Ao todo, o objetivo do estado é imunizar 104.978 crianças contra a pólio e o sarampo, num total de 265.430 doses a serem aplicadas. "A nossa meta é atingir 95%", diz Carla.

Quem deve ser vacinado?
Contra a poliomelite: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite (VOP), a famosa "gotinha".
Contra o sarampo: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou.
Não devem ser vacinadas: crianças de 1 até 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.
Seis estados brasileiros têm casos confirmados da doença: Amazonas, Roraima, Rondônia, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Reprodução (Foto: Reprodução)
Reprodução (Foto: Reprodução)

A campanha vai até o dia 31 de agosto. No dia 18 de agosto, acontecerá o Dia D de mobilização, quando os mais de 36 mil postos de vacinação no país estarão abertos ofertando as vacinas. Segundo o ministério, 11,2 milhões de crianças devem ser vacinadas.

Poliomelite
Não há novos casos de poliomielite no Brasil. No entanto, os casos da doença aumentaram em outros países, como alertou a Organização Mundial da Saúde.