Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

CASO TAINÁ - Homicídio qualificado perto do esclarecimento com localização da ossada

Por Ariquemes190, 16/07/2018 16h41

Aos leitores, ler com atenção!
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

Tainá e Delegado (Foto: Reprodução)
Tainá e Delegado - Foto: Reprodução

Homicídio qualificado perto do esclarecimento com localização da ossada: Delegado acredita que a prisão do assassino é questão de dias

O Delegado Regional de Polícia Dr. Rodrigo Duarte concedeu entrevista coletiva a imprensa nesta segunda-feira, (16/07), onde afirmou que a prisão do assassino de Taina é questão de dias. A Polícia Civil de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, vem trabalhando com todas as forças e dedicação dos profissionais da área de Segurança Pública para esclarecer o caso da jovem grávida Taina Carina de Lima Mendonça que já é tratado como homicídio, após a localização da ossada na Serra do Sapateiro em uma propriedade Rural a cerca de 16 km de Monte Negro sentido Campo Novo, no dia 07 de julho de 2018.  A jovem de 21 anos desapareceu dia 27/10/17, quando saiu da residência onde mora, em Monte Negro (RO), para se encontrar com o ex-marido e exigir que o mesmo pagasse a pensão da filha do casal e assumisse a paternidade do bebê que esperava. Essas informações foram repassadas aos investigadores pela própria família. Na ocasião o suspeito foi conduzido a UNISP de Ariquemes e prestou depoimento, onde posteriormente a Polícia entendeu, em decorrência da prematuridade das investigações, que não haviam subsídios para realizar uma prisão. O caso teve desdobramentos que culminaram na prisão de um cunhado de Taina por violação à conta do aplicativo de Whats App da vítima, mas foi provado que o fato, apesar de ter atrapalhado as investigações foi desespero da família para tentar localizar a jovem. Para a Polícia, com o passar dos dias e algumas linhas de investigações já havia uma possibilidade real que a mesma estivesse morta, apesar de nunca terem levado isso à tona, pois a família matinha as esperanças de localizar a jovem com vida. No dia 23 de Junho deste ano, a Polícia localizou uma ossada na área rural de Buritis. Investigadores da Polícia Civil e Perícia estiveram no local onde algumas peças de roupas e a ossada foram recolhidos. Naquela ocasião a Polícia preferiu manter cautela, pois era muito cedo ligar o fato ao caso de Taina. Mesmo com a possibilidade de não ser Taina, o Delegado Regional Dr. Rodrigo Duarte atendeu o pedido da imprensa e concedeu entrevista coletiva no Domingo, dia 24/06, às 19h30m na Unisp, pois estaria fora da cidade no dia seguinte (segunda-feira), não podendo dar informações sobre o caso. Naquela ocasião o Delegado pediu cautela nas informações divulgadas, pois era muito cedo ligar o achado da ossada ao caso Taina, e afirmou que todas as medidas estavam sendo tomadas, e mesmo que a família realizasse o reconhecimento ou não das vestes, o exame de DNA era fundamental para todo esclarecimento. Mas no dia 07 de julho de 2018, o caso Taina tomou outros rumos, e seu destino ficou mais próximo ao esclarecimento, e tudo indica que a prisão do suspeito é uma questão de tempo.

Ossada Localiza na Serra dos Sapateiros

A propriedade onde foi localizada a ossada que pode ser de Taina e da criança, foi comprada recentemente e estava abandonada a muito tempo. O novo proprietário passou a realizar a limpeza da área, localizando os ossos humanos de uma pessoa adulta e ossos que podem ser de uma criança. A Polícia foi acionada, como também a Perícia e investigadores da Homicídios, foram acionados e estiveram no local, onde lá encontraram as vestes e os ossos a cerca de 300 metros mato a dentro. O crânio apresentava uma fratura na mandíbula e tudo indica que a vítima tenha recebido uma pancada violenta no rosto e possivelmente em outras pastes do corpo. As vestes já foram reconhecidas pela mãe de Taina como sendo a roupa que ela usava no dia em que sumiu. Todo o material localizado foi encaminhado para Porto Velho, onde está sendo analisado por uma equipe de Peritos e toda tecnologia está sendo empenhada para encontrar evidências que desvendem o caso, afirmou Dr. Rodrigo Duarte. O Delegado não quis dar mais detalhes sobre o andamento das investigações, mas o clima já é de otimismo por parte dos investigadores, pois algo teria sido encontrado nas vestes da vítima pelos peritos de Porto Velho.

DNA - Quem é o pai da criança?

Com a localização da ossada, e se confirmado que é de Taina, a Polícia também vai saber quem é o pai da criança através do exame de DNA. Esse é outro fato deve ser fundamental para corroborar em uma série de informações que a Polícia tem em depoimentos. O local onde foi encontrada a ossada também é uma peça importante do quebra cabeças montado pela Polícia, pois informações extraoficiais dão conta de que os investigadores teriam recebido telefonemas anônimos informando movimentações suspeitas de pessoas naquela região onde foi localizada a ossada. Nossa equipe de reportagem não teve acesso a estas informações, pois estão em sigilo par não atrapalharem as investigações, mas tudo indica que os investigadores já tinham conhecimento de um veículo, que não sabemos se é moto, carro ou caminhonete, onde uma mulher grávida teria sido vista com uma pessoa naquele local. Os telefonemas teriam descrito as características deste suspeito. Voltamos a informar que estas evidências não foram confirmadas pelo Delegado e investigadores, se procedem ou não. Detalhes somente serão revelados após o desfecho do caso. O Delegado Dr. Rodrigo Duarte finalizou agradecendo o apoio que tem recebido do Ministério Público e do Poder Judiciário neste caso e em outros que estão em investigação.

VEJA MAIS: http://www.ariquemesagora.com.br/noticia/2018/06/26/caso-tain-ossada-e-achada-e-policia-suspeita-de-gravida-sumida-ha-8-meses-veja-mais.html