Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Ex-senador Moreira Mendes é enterrado sob forte comoção, em RO

Por Por Jonatas Boni e Toni Francis, G1 RO, Porto Velho, 12/07/2018 11h45
Família se emociona durante enterro em Porto Velho (Foto: Toni Francis/G1)
Família se emociona durante enterro em Porto Velho - Foto: Toni Francis/G1

Ex-senador Moreira Mendes é enterrado sob forte comoção, em RO
Enterro ocorreu por volta de 10h em um cemitério de Porto Velho. Ex-senador morreu na última quarta-feira (11).

Sob forte comoção, familiares e amigos acompanharam o enterro do ex-senador Moreira Mendes em Porto Velho. O sepultamento ocorreu por volta de 10h (horário local) no cemitério Jardim da Saudade nesta quinta-feira (12).

Moreira Mendes morreu na quarta-feira (11), aos 71 anos, em decorrência de um câncer abdominal agressivo, em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Ariquemes (RO). O corpo do ex-senador e ex-deputado federal foi velado, inicialmente, na Ordem dos Advogados do Brasil da cidade.

Durante a tarde de quarta-feira o corpo foi transladado até Porto Velho, onde passou a ser velado na OAB da capital durante a noite e seguiu até por volta de 9h desta quinta-feira.

Corpo foi sepultado nesta quinta-feira (Foto: Toni Francis/G1)
Corpo foi sepultado nesta quinta-feira (Foto: Toni Francis/G1)

Após o fim do velório, um cortejo foi feito até o cemitério Jardim da Saudade para levar o corpo de Moreira Mendes em um caminhão do Corpo de Bombeiros. A esposa do ex-senador, Cristina Dall'Agnol, deu o último adeus ao político junto com a família.

Em vários momentos a família se emocionou com a despedida. A família também agradeceu a manifestação de carinho de várias pessoas e depois o caixão foi baixado sob aplausos.

Repercussão
Várias autoridades lamentaram a morte do ex-senador de Rondônia. Na quarta-feira, o presidente Michel Temer (MDB) fez um post no Twitter lamentando a morte do colega político.

"Recebi com pesar a notícia do falecimento do ex-deputado federal e senador Rubens Moreira Mendes Filho, grande defensor das causas de Rondônia. Meus sentimentos à família", disse Temer.

Por causa da morte de Moreira Mendes, o governo de Rondônia decretou luto oficial de três dias.

Quem era Moreira Mendes?
Moreira Mendes tinha 71 anos, era casado com Cristina Dall'Agnol e faria aniversário no próximo dia 19 de julho. Ele era advogado, paulista e começou a vida política em Rondônia em 1972 como militante.

Moreira Mendes enquanto foi deputado na Câmara Federal (Foto: Facebook/Reprodução)
Moreira Mendes enquanto foi deputado na Câmara Federal (Foto: Facebook/Reprodução)

Ele também foi procurador aposentado na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) e vice-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon).

Mendes foi secretário da administração do Governo de Rondônia entre 1989 e 1991. Em 1999 ele entrou no Senado Federal e ocupou o cargo até 2003, representando Rondônia. Ele também foi deputado federal entre 2007 e 2010. Atualmente ele morava em Ariquemes e era filiado ao Solidariedade.

O corpo de Moreira Mendes será velado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Ariquemes até 14h (hora local). Depois o corpo segue até Porto Velho, onde será velado entre 17h desta quarta-feira e 9h de quinta-feira (12), também na OAB.