Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Preventivo é muito importante e fez Ana Furtado descobrir câncer bem no início. Como fazer?

Por Saudecuriosa, 01/06/2018 13h07
 (Foto: Reprodução Google)
Foto: Reprodução Google

Ana Furtado revelou que está com câncer de mama. Através de um comunicado em vídeo, publicado em seu perfil no Instagram, ela explicou em qual estágio da doença ela se encontra e como está o seu processo de tratamento.
A apresentadora descobriu o tumor através de um autoexame e ressaltou sua importância para a prevenção da doença.
Na publicação, a apresentadora afirmou que estar sempre atenta à saúde foi fundamental, pois descobriu seu tumor em um estágio inicial e agora já segue em tratamento.
"Eu estou aqui para abrir meu coração para todos vocês. Depois de um autoexame, seguido de uma mamografia, eu descobri um câncer de mama em estágio inicial. Foi um baque muito grande quando eu recebi a notícia, mas apesar de tudo, busquei de todas as formas conquistar a minha cura. O que eu quero dizer para vocês é que eu já me operei, já tirei o meu tumor, agora preciso fazer todo o processo de tratamento pós-cirúrgico, que inclui a quimioterapia, e quero dizer que eu estou com muita fé, muita esperança, e tenho muita coragem pra seguir adiante", diz.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais comum entre as mulheres no mundo e registra aproximadamente 50 mil novos casos por ano no Brasil.
Entretanto, se diagnosticada em sua fase inicial através de exames preventivos, a doença pode ser tratada com sucesso.
Importância do autoexame de mamas
Vale lembrar que o autoexame das mamas não substitui a mamografia, exame que detecta precocemente a presença de um tumor e aumenta drasticamente as chances de cura, mas pode ser essencial para a prevenção da doença, já que é possível fazê-lo em casa e pela própria mulher, sem auxílio médico ou de aparelhos.
Na legenda de sua publicação, a apresentadora comentou sobre a importância do autoexame:
"Faça o autoexame! É o primeiro passo para perceber alterações nas mamas. Caso ache algo estranho, procure um mastologista (médico especialista em mamas) como eu fiz. O autoexame não é um método diagnóstico e não substitui a visita ao mastologista, mas pode ser o primeiro sinal de alerta", diz.
Como fazer autoexame nas mamas?

Auto Exame (Foto: Reprodução)
Auto Exame (Foto: Reprodução)

A recomendação é que o autoexame nas mamas seja feito mensalmente pela mulher a partir dos 25 anos. Segundo a mastologista Priscila dos Santos, do Amato Instituto de Medicina Avançada, o momento ideal para isso é do quinto ao sétimo dia após o início da menstruação, pois neste período a mama sente menos os efeitos da progesterona, hormônio que aumenta as glândulas mamárias, proporcionando uma sensação de inchaço, encaroçamento que não representa perigo e até dor.

As próteses de silicone não atrapalham o autoexame nos seios devido à localização dos implantes, já no caso das mulheres que não menstruam, é indicado definir um dia do mês para que não esqueçam de se tocar.
Passo a passo de como fazer autoexame nas mamas:
1. Observe cuidadosamente as mamas com os braços abaixados e fique atenta a alterações de cor e textura, partes afundadas ou elevadas.
2. Em seguida, observe os mamilos, eles não devem estar retraídos ou afundados, com exceção dos casos em que os mamilos sempre foram assim, nessa situação, trata-se apenas de uma questão anatômica.
3. Depois, levante os braços acima da cabeça e observe se algo muda enquanto você faz este movimento.
4. Com um dos braços acima da cabeça, toque a mama do mesmo lado com os dedos da mão oposta. Faça movimentos ao redor do mamilo com as pontas dos dedos, procurando por caroços.
5. Você também pode estender o movimento até a axila, onde também pode aparecer tumores.
Compartilhe esse alerta com todas as suas amigas! Prevenção é tudo na chance de cura desse mal!
Fonte: Vix.com