Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Presídio incendiado por presos recebe reparos em Ariquemes, RO

Por Por Jeferson Carlos, G1 Ariquemes e Vale do Jamari, 15/03/2018 08h49

Aos leitores, ler com atenção!
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

Casa do Albergado em Ariquemes (Foto: Jeferson Carlos/G1)
Casa do Albergado em Ariquemes - Foto: Jeferson Carlos/G1

Presídio incendiado por presos recebe reparos em Ariquemes, RO
Doze mulheres se recusavam a sair da unidade após incêndio que destruiu várias celas. Perícia esteve no local e procedimento investigativo deve ser encerrado em breve.

Após ter as celas destruídas pelo fogo, a Casa do Albergado começou a receber reparos da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus). De acordo com a Sejus, após o motim no fim de semana, as mulheres parentes de presos se recusavam a sair do local. Os familiares haviam recebido uma determinação legal para deixaram a unidade e poderiam ser responsabilizadas penalmente.

Conforme a Sejus, os trabalhos de reparos no interior da unidade iniciou nesta quarta-feira (14) e alguns veículos do Departamento de Estradas e Rodagem de Rondônia (DER-RO) começaram a entrar na unidade prisional para o início das obras.

O gerente-geral da Sejus, Davi Martins, relatou no início da semana que as mulheres permaneciam na quadra de esportes da unidade, onde os detentos foram alocados após o incêndio e caso elas não atendessem a determinação de se retirarem seriam responsabilizadas.

“As 12 mulheres que insistem em permanecer na unidade depois de receberem a determinação de deixar o local também serão responsabilizadas. Elas estão descumprindo a ordem legal, que é um crime previsto no Artigo 330, do código penal”, comentou.

Porém, as mulheres atenderam a norma e deixaram a Casa do Albergado. Na terça-feira (13), a Perícia Criminal compareceu na unidade para iniciar os trabalhos investigativos com o intuito de apurar os detentos que provocaram o incêndio. O gerente-geral da Sejus informou que o procedimento de investigação deve se encerrar nesta quarta-feira.

Com a identificação dos detentos, a Sejus os responsabilizará pelos danos ao patrimônio público durante o incêndio.

“Eles serão responsabilizados pelo dano ao patrimônio público e pediremos ao judiciário a regressão cautelar do cumprimento da pena daqueles que participaram do princípio de rebelião”, comentou Davi Martins.

Incêndio
Os detentos da Casa do Albergado de Ariquemes, atearam fogo em colchões durante a manhã do último domingo (11). O fogo atingiu diversas celas da unidade prisional, inclusive as celas que est avam sendo reconstruídas após um incêndio em janeiro de 2017.

Conforme alguns agentes penitenciários, vários familiares adentraram na unidade por volta das 10h30 para o horário de visitas, quando se percebeu a fumaça surgindo em meio a algumas celas. Ao constatar o incêndio, todos os apenados e os familiares foram levados para quadra da unidade.

O Corpo de Bombeiros foi solicitado e conseguiu combater as chamas momentos depois.

Horas depois, a PM informou que a situação estava controlada e que um grupo de familiares ainda permanecia na quadra da unidade prisional, mas não havia nenhum ferido.

Superlotação
Conforme os agentes, o incêndio foi provocado como forma de protesto dos detentos contra a superlotação da unidade prisional. A unidade tem capacidade para apenas 40 presos, mas atualmente abriga 147, ou seja, 267% acima do normal.

Os agentes reclamaram do baixo efetivo que todos esperam a qualquer momento ações de fuga por parte dos presos, já que o presídio não oferece estrutura de segurança. Os muros da unidade não têm cerca elétrica ou concertinas.

Em 2017, a Casa do Albergado passou a receber os apenados do regime semiaberto no modelo intramuros, onde a maior parte dos detentos fica dentro da unidade o tempo todo, diferente do modelo anterior, em que eles apenas dormiam na unidade.