Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Paraquedistas de RO ajudam bater recorde de queda livre com 15 homens

Por Por Jeferson Carlos, GloboEsporte.com, Ariquemes, 18/02/2018 10h35
Atletas de Ariquemes foram convidados por federação para fazer salto (Foto: Alex Sarkis/Arquivo Pessoal)
Atletas de Ariquemes foram convidados por federação para fazer salto - Foto: Alex Sarkis/Arquivo Pessoal

Paraquedistas de RO ajudam bater recorde de queda livre com 15 homens
Alex Sarkis, Gilmar Carvalho e Nairo Cesar estavam no grupo de 15 atletas que quebrou o recorde neste mês. Antiga marca era de 12 paraquedista e perdurava desde 2003

Não era um cometa! Nem uma estrela cadente, muito menos um avião. Mas sim um grupo de paraquedistas disposto a quebrar uma marca da Federação Paraense de Paraquedismo que perdurava há 15 anos. Neste mês de fevereiro, o grupo de atletas estabeleceu um novo recorde de formação em queda livre: 15 homens com muita coragem colocaram os nomes na história do esporte.

Além disso, o novo recorde no paraquedismo colocou o estado de Rondônia nas alturas, pois três dos atletas são moradores de Ariquemes.

Em entrevistas, os atletas Alex Sarkis, Gilmar Carvalho e Nairo Cesar Fernandes explicam que moram em Ariquemes, mas são filiados à Federação Paraense de Paraquedismo e foram convocados para tentar quebrar o recorde, que se concretizou após cinco tentativas.

Salto aconteceu neste mês de fevereiro (Foto: Alex Sarkis/Arquivo Pessoal)
Salto aconteceu neste mês de fevereiro (Foto: Alex Sarkis/Arquivo Pessoal)

 Desde quando iniciei no paraquedismo, todos os instrutores eram do Pará. Então a minha filiação, apesar de morar em Rondônia, pertence à Federação Paraense. E em 2018, a Federação do Pará colocou como meta a quebra do recorde que durava desde 2003, com 12 paraquedistas. Agora nós estabelecemos a meta de 15 homens e conseguimos ultrapassar essa marca que durava bastante tempo – comenta Alex Sarkis.

Por estarem filiados e preencherem todos os requisitos para participar do salto, os três paraquedistas foram convidados pela federação e acompanharam o grupo até o Centro Nacional do Paraquedismo, em Boituva-SP, que possui a maior área de paraquedismo da América Latina e tinha a estrutura adequada para os saltos.

Ao todo, eram 25 paraquedistas, que passaram por um treinamento prévio antes de iniciarem as tentativas e depois foram pinçados para compor o grupo de 15.

– Só o fato de ter sido convocado para isso e ainda por cima compor o grupo do salto, foi motivo de muita alegria para nós. Tivemos cinco tentativas frustradas durante dois dias, mas no primeiro salto do terceiro dia nós conseguimos fazer a formação em queda livre com perfeição, que ficou 7,2 segundos – detalha Sarkis.

Depois de três dias , o recorde que se arrastava desde 2003 foi quebrado pelos paraquedistas corajosos e agora eles podem desfrutar de ter o nome cravado em uma marca da história esportiva, tanto para a Federação Paraense de Paraquedismo quanto para o município de Ariquemes.

Atletas durante orientações para salto recorde (Foto: Alex Sarkis/Arquivo Pessoal)

Atletas durante orientações para salto recorde (Foto: Alex Sarkis/Arquivo Pessoal)