Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Presos fazem rebelião contra superlotação mas Rebelião é controlada na Casa do Albergado

Por Por Luiz Martins, Rede Amazônica Ariquemes e Ariquemes190, 08/01/2018 21h21

Aos leitores, ler com atenção!
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

 (Foto: Luiz Martins/Rede Amazônica)
Foto: Luiz Martins/Rede Amazônica

Presos fazem rebelião contra superlotação de presídio em RO
Unidade de Ariquemes tem capacidade para 40 presos, mas atualmente existem 130 cumprindo pena no local. Presídio está cercado por viaturas da PM. VEJA MAIS...

ezenas de presos iniciaram uma rebelião na Casa do Albergado de Ariquemes (RO), durante a tarde desta segunda-feira (8), contra a superlotação no presídio. Segundo agentes penitenciários, a unidade prisional tem capacidade para 40 presos e atualmente existem 130 apenados cumprindo pena no local, a 200 quilômetros de Porto Velho.

Ainda segundo informações obtidas pela Rede Amazônica Ariquemes, dois presos estariam sendo feitos reféns dos apenados da Casa do Albergado.

Para evitar uma fuga em massa do local, oito viaturas da Polícia Militar cercaram o complexo prisional, que também conta com o presídio feminino.

Enquanto isso, agentes penitenciários estão dentro do presídio tentando negociar o fim da rebelião de forma pacífica.

A rebelião na unidade começou porque os presos estão reclamando da superlotação, segundo informou um agente. A unidade tem capacidade para apenas 40 presos, mas atualmente abriga 130, ou seja, 225% acima da capital.

A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) ainda não se manifestou sobre a rebelião na unidade.

Fuga de apenados
Seis apenados do regime semiaberto fugiram da Casa do Albergado na madrugada desta segunda-feira, em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari. Na ocasião, tornozeleiras eletrônicas de monitoramento foram rompidas pelos presos logo após a fuga. http://www.ariquemesagora.com.br/noticia/2018/01/08/seis-presos-fogem-durante-a-madrugada-da-casa-do-albergado-em-ariquemes.html

A Polícia Militar (PM) fez rondas nos arredores da unidade, mas nenhum detento foi recapturado até o fim da tarde deste sábado.

De acordo com o delegado regional do sindicato que representa os agentes penitenciários em Ariquemes, Clebs Dias, a unidade está superlotada e com baixo efetivo de servidores para vigiar os presos.

Rebelião controlada na Casa do Albergado – Confira novas fotos

Por volta das 15 horas desta segunda-feira, (08/01), cerca de 120 albergados que estavam em cinco celas começaram a destruir a estrutura, arrancando as grades e ameaçando atear fogo nos colchões. Agentes Penitenciários contaram que o clima estava tenso desde a fuga de 06 apenados que aconteceu na madrugada dessa segunda-feira, por volta das 00h20m. O albergue, que está com 133 detentos, não suporta tantos homens e os amotinados há muito reclamavam da superlotação, até que na tarde desta segunda-feira, a “panela de pressão” estourou, como disseram alguns Agentes Penitenciários, que conversaram com nossa reportagem. Mas rapidamente as guarnições da Polícia Militar que estavam de serviço, Agentes Penitenciários que estavam de folga, Bombeiros e SAMU se deslocaram à instituição, sendo que nenhum dos rebelados precisou de atendimento médico. Alguns tiros com munição de borracha foram ouvidos, mas os disparos foram efetuados apenas para intimidar os rebelados. No início da noite a Polícia Militar e a Superintendência Penitenciária tinham toda situação sob controle. Familiares acompanharam a movimentação e aguardavam notícias de seus parentes no lado de fora da instituição.

Mais informações sobre este caso acompanhe no programa Bronca da Pesada desta terça-feira, 09/01, que vai ao ar a partir das 11 horas, com reprise às 20 horas pela TV do Povo – Canal 35 e 35.1 Digital.

Presos fazem rebelião contra superlotação mas Rebelião é controlada na Casa do Albergado
Presos fazem rebelião contra superlotação mas Rebelião é controlada na Casa do Albergado
Presos fazem rebelião contra superlotação mas Rebelião é controlada na Casa do Albergado
Internas - Acima (Medium Rectangle) - Tamanho: 300x250
Rosa Bettero

Chá de Bebê SURPRESA da Juara