Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

'Caminhada Passos que Salvam' alerta para o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil em RO

Por Por Diêgo Holanda, G1 Ariquemes e Vale do Jamari, 26/11/2017 17h24
Participantes ouviram testemunhos de pessoas que enfrentaram a doença. Caminhada também aconteceu em Jaru (RO). (Foto: Rosa Bettero)
Participantes ouviram testemunhos de pessoas que enfrentaram a doença. Caminhada também aconteceu em Jaru (RO). - Foto: Rosa Bettero

Cerca de 200 pessoas se reuniram na manhã deste domingo (26) para uma caminhada de conscientização contra o câncer infantojuvenil em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari. O ponto de concentração foi na Avenida Tancredo Neves, em frente à prefeitura e os participantes caminharam até o Parque Botânico. Essa é a quarta edição da 'Caminhada Passos que Salvam'.
O evento tem como objetivo alertar pais, responsáveis e outras pessoas que lidam com crianças e adolescentes para que busquem conhecimento sobre as características de alguns tumores e sintomas, que muitas vezes são confundidos com doenças comuns da infância.
A médica Luciane Berti explica que pequenas alterações na saúde dos jovens devem ser observadas com atenção.
“O câncer na criança inicia de uma forma muito escondida, então a gente pede pra mãe procurar as coisas atípicas da criança. Aquela criança que acorda todo dia com dor de cabeça, que tem febre todos os dias, essa criança precisa ser investigada. E você mãe, não precisa ter medo de perguntar ao profissional de saúde”, enfatiza.
Rute dias é mãe de Izaque, de 3 anos. Quando ele era recém-nascido, ela descobriu através de uma foto, uma mancha no olho dele. Era um câncer inicial, mas agressivo, na retina do garoto.
“Foi através de uma fotografia comum que a gente conseguiu detectar uma mancha branca no olho e vimos que era algo diferente. Procuramos um profissional e ele realmente nos confirmou que era um câncer de retina. O diagnóstico precoce foi primordial para a cura dele” contou.

Pequeno Izaque no colo da mãe, após a cura do câncer de retina (Foto: Diêgo Holanda/G1)
Pequeno Izaque no colo da mãe, após a cura do câncer de retina (Foto: Diêgo Holanda/G1)

Eliane Moreschi que é coordenadora da caminhada e também trabalha na regulação do Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Ela faz a intermediação entre os médicos locais e os hospitais que tratam a doença em outras cidades.

“Essa caminhada tem como objetivo levar à população a conscientização dos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. Porque quando o paciente chega com o diagnóstico precoce, a probabilidade de cura é de 90%”.

Após um percurso de cerca de 1 quilômetro, os participantes ouviram testemunhos de famílias que enfrentaram o câncer e tomaram um café da manhã no Parque Botânico.
A divulgação da caminhada em Ariquemes foi feita através do aplicativo Tô na Rede, no qual os internautas podem enviar sugestões de reportagem ao G1.

Caminhada em Jaru.

Caminhada Passos que Salvam em Jaru, RO (Foto: Flavio Afonso/A Notícia Mais/Reprodução)
Caminhada Passos que Salvam em Jaru, RO (Foto: Flavio Afonso/A Notícia Mais/Reprodução)

Em Jaru (RO), a cerca de 290 quilômetros de Porto Velho, aproximadamente 150 pessoas também participaram da caminhada, que seguiu pelas Avenidas Padre Adopho Rohl e Rio Branco.
Conforme a organização, cerca de 1,6 mil kits com camisa e boné foram vendidos e a renda enviada à ala infantojuvenil do Hospital de Câncer de Barretos (SP).