Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Presidente da APA discute retirada da de vacina da aftosa

Por Assessoria da APA, 16/10/2017 21h22
 (Foto: Assessoria)
Foto: Assessoria

O presidente da Associação dos Pecuaristas de Ariquemes (APA), Dorival Gaspar, o presidente do Fundagro Adelio Barofaldi e ruralistas discutiram vários assuntos de interesse do setor produtivo, entre eles a retirada da vacina contra a febre aftosa do rebanho bovino e bubalino, o que vai garantir a Rondônia o status de Zona Live de Aftosa Sem Vacinação. A reunião foi realizada na Assembleia Legislativa com deputados estaduais.

Participaram do encontro os deputados Adelino Follador, Edson Martins e Maurao de Carvalho. Tanto os parlamentares quanto os ruralistas manifestaram suas preocupações com a retirada da vacinação, mas também ressaltaram a valorização do rebanho rondoniense no mercado nacional e internacional, uma vez que o Estado é um dos maiores produtores de carne do país. “Precisamos de apoio e incentivos dos órgãos de fiscalização e dos próprios pecuaristas para que possamos alcançar as metas exigidas para a retirada da vacinação e assim nós possamos ter a valorização do nosso rebanho”, lembra o presidente da APA.

A retirada da vacina de aftosa do rebanho rondoniense não ocorrerá imediatamente, mas será gradual até que o Estado atinja as metas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura para que o novo status seja conferido.

FUNDAGRO

Na reunião também foi debatida a participação dos produtores rurais no Fundo Fundagro, o qual vai ser utilizado para ações pontuais e permanentes de controle e defesa da sanidade animal de Rondônia. A efetivação da Polícia Rural também foi discutida entre os presentes.