Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

A construção da carreira advocatícia - Por Alex Sarkis - Advogado

Por Alex Sarkis - Advogado, 14/10/2017 08h09
 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução

Por Alex Sarkis - Advogado
Aos colegas advogados;
Por alguma razão me senti impulsionado a escrever essas breves palavras que são inspiradas na imagem anexa.
Após o transcurso de quase 18 anos de carreira integralmente dedicados à advocacia e ao magistério, me considero um verdadeiro adolescente em transição para a fase adulta, na profissão. Nem tanto, porém, nem pouco tempo se passou desde minha aprovação no exame de ordem. Afinal, temos colegas com 40, 50, 60 anos de advocacia.
Já experimentei quase todos os tipos de sensações que só a advocacia é capaz de proporcionar. Afinal, juiz não sabe o que é ganhar uma ação difícil! Tampouco como é perder uma e achar que poderia ter feito melhor! Ir dormir com o sabor amargo por dias, da frustração. Promotor não sabe o que é ser cobrado pelo cliente e suas famílias, e por aí vai... (esse não é o foco).
Fato é que quando olhamos para os colegas advogados que já estão estabelecidos, bem sucedidos, com prestígio e boa desenvoltura em suas carreiras, muitas vezes deixamos de observar que muito se passou para que eles desfrutassem dessa condição privilegiada.
Por isso a imagem anexa representa com perfeição a intenção desse texto.
O início da carreira na Advocacia é exatamente como a construção dessa casa. Difícil, feio, desgastante, muitas vezes sujo, mas, apesar de todos esses percalços, como donos da construção, podemos decidir se estamos elevando uma mansão ou um casebre. Podemos - mesmo com a tentação dos preços baixos - escolher se vamos caminhar lentamente para a construção de uma casa vistosa e confortável ou se viveremos em uma tapera eternamente improvisada.
Garanto-lhes que as “Mansões Advocatícias” (carreiras admiradas) foram construídas com material de primeiríssima qualidade (ética, moral, respeito aos demais colegas, valorização, lealdade, honestidade, disciplina, estudo, etc). Os “casebres advocatícios”, vou me abster de comentar. Estes todos nós já sabemos os infelizes e nefastos atalhos que alguns ainda insistem preferir.
Eis, pois, nossa singela percepção e sugestão, principalmente aos colegas em fase de construção. Não tenham pressa! Entendam que toda construção leva algum tempo e que, quanto maior a obra, maior o tempo!
Aos que de alguma forma já construíram suas mansões, ou mesmo casas mais modestas, lembremo-nos que é necessário manter; reformar e às vezes ampliar a construção e que essa fase também é seguida por essas mesmas diretrizes e opções.
Obviamente não inovo no raciocínio que resta registrado na Bíblia e até mesmo no conto dos três porquinhos, mas me senti na obrigação de contribuir de alguma forma, emprestando um pouco da nossa experiência. E ai, qual tipo de “construção de carreira” vais preferir?
Alex Sarkis - Advogado.
OAB/RO1423

Reprodução (Foto: Reprodução)
Reprodução (Foto: Reprodução)