Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Ariquemes sedia hoje a abertura do 11º Jogos Intermunicipais de Rondônia-FOTOS

Por Secom - Governo de Rondônia - Maximus Vargas, 01/10/2017 10h18
Abertura do JIR reuniu grande público (Foto: Rosa Bettero)
Abertura do JIR reuniu grande público - Foto: Rosa Bettero

A 11ª edição dos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR) será aberto às 19h, dessa sexta-feira (29), no Ginásio Municipal da cidade de Ariquemes, Alberi Ferrasso. Nesta edição, o JIR bateu recorde de municípios inscritos, serão 37 municípios competindo na cidade até do dia 29 a 11 de outubro.

Em 2011 foram inscritos 12 municípios; em 2012 cerca de 13; no ano de 2014 quase 30, em 2015 aproximadamente 31; na edição passada no ano de 2016, Ji-Paraná recebeu 29 cidades. Com o crescimento dos municípios, também teve o crescimento das modalidades, atualmente cerca de 15 modalidades abrilhantarão os jogos na sua 11º edição. Atletismo, basquetebol, capoeira, ciclismo, futebol de campo, futsal, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol indoor (quadra), vôlei de praia e xadrez.

ABERTURA JIR - Jogos Intermunicipais de Rondônia em Ariquemes

http://www.ariquemesagora.com.br/evento/abertura-jir-jogos-intermunicipais-de-rondonia-em-ariquemes,2436.html

Correspondente as 15 modalidades, a cidade deve receber quase 2.500 atletas, juntos com dirigentes e comissão técnica. Nessa edição dos jogos, três municípios que nunca participaram dos jogos se inscreveram. Campo Novo, Nova Brasilândia  e Vale do Anari. Para o titular da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Rodnei Paes, a inclusão desses novos municípios é a dimensão que o JIR alcançou dentro e fora do estado. “Hoje temos municípios que contratam jogadores de fora do estado para ser campeão. Isso é bom por que a cada ano que passa vemos que os atletas vão se aperfeiçoando diante das técnicas de outros atletas”, disse Rodnei.

O JIR foi regulamentado em 1983 pelo governador coronel Jorge Teixeira, como forma de decreto. Hoje os jogos é Lei nº 3.665. Através dessa lei, a Sejucel oportuniza atletas por meio das inscrições gratuitas, onde beneficia a interação esportiva, que conta com hospedagem, transporte e alimentação tudo de graça.

Com os novos municípios inclusos nessa edição dos jogos, a coordenadoria de esporte lembra que municípios de Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Nova Mamoré, Porto Velho e Vilhena que estão desde a primeira edição. “É uma honra para nós ver que a cidade de Ariquemes tem se preparado para receber os jogos. Ajustaram os equipamentos esportivos para receber os atletas”, fala Edvaldo Botelho, coordenador de esporte.

Fonte:
Texto: Maximus Vargas
Secom - Governo de Rondônia

Rosa Bettero

ONODERA ESTÉTICA completa 01 ano em Ariquemes Rondônia